Basquete 3x3 é incluído nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Gazeta Esportiva
Basquete 3x3 é incluído nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Basquete 3x3 é incluído nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/06/2017 às 16:18

São Paulo, SP

O esporte já é popular em alguns países e tem crescido no Brasil (Foto: Bruno Medino)


O basquete 3x3 foi incluído oficialmente nas próximas Olimpíadas, que serão realizadas em 2020, em Tóquio, no Japão. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta sexta-feira. A decisão foi comemorada pela ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3x3), que tem o objetivo de popularizar a modalidade no País.

Hoje, a ANB3x3 é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade no País. "Trabalhamos forte no processo evolutivo do basquete 3x3 no Brasil. A Federação Internacional de Basquete (Fiba), desde início, buscava colocar o 3x3 nos Jogos Olímpicos e acreditamos nesse projeto. Hoje estamos realizados”, destacou Vinicius Cardozo, presidente da associação.

“Nosso maior legado foi difundir as regras, a forma de jogar o basquete 3x3, capacitar profissionais do esporte e revelar atletas para disputa de Mundiais da modalidade", explicou Cardozo. “Criado em 2010, o 3x3 ainda é uma novidade entre os atletas e fãs do basquete, por isso nosso trabalho está só no começo".

Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) do que a metade de uma quadra padrão e as regras mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3×3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.

No calendário deste ano, três campeonatos oficiais da ANB3x3 classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial da modalidade. No mês passado, o Quest ANB 3x3 Saskatoon, disputado no Shopping Metrô Tatuapé, na capital paulista, garantiu à equipe carioca Lendas 55/ Instituto Assagra Falcons a vaga para a primeira etapa do FIBA 3x3 World Tour, em Saskatoon, Canadá, no próximo mês.

Outras três vagas para a etapa do World Tour do México estão sendo disputadas. Uma delas sai da Copa do Brasil de Basquete 3x3 e outras duas do Challenge Internacional São Paulo 3x3. A final da competição paulista acontece nos dias 22 e 23 de julho, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Conteúdo Patrocinado