Congresso Técnico da 9 de Julho orienta ciclistas aspirantes - Gazeta Esportiva
Congresso Técnico da 9 de Julho orienta ciclistas aspirantes

Congresso Técnico da 9 de Julho orienta ciclistas aspirantes

Gazeta Esportiva

Por Camila Del Manto Bomtempo*

18/06/2017 às 12:18

São Paulo, SP

Neste domingo, foi realizado o segundo dia de Congressos Técnicos para a 71ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, a mais tradicional disputa da modalidade no Brasil. Os atletas da categoria aspirante presentes no evento ouviram dicas importantes para a competição, além de retirarem o kit.

Realizados na sede da Fundação Cásper Líbero, os Congressos Técnicos são obrigatórios a todos os ciclistas que atuarão na categoria aspirante, tanto no masculino quanto no feminino. Neste domingo, os organizadores da 9 de Julho, Marcos Gurgel e Erick Castelhero, contaram um pouco da história da prova e deram instruções essenciais para o bom funcionamento da competição.

Os Congressos são obrigatórios a todos os aspirantes (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)


A edição de 2017 da 9 de Julho tem uma novidade: os atletas farão o retorno no túnel Ayrton Senna, colocando o nome de um dos mais importantes esportistas brasileiros em uma prova de destaque no País. Além disso, foi chamada a atenção para possíveis dificuldades que os ciclistas encontrarão nos túneis, uma vez que são ambientes mais úmidos e com pisos irregulares.

Clique aqui e faça a sua inscrição para a prova

Além disso, uma das regras da 9 de Julho é a proibição do uso de fones de ouvido, e a medida é fundamental para a segunda da prova. Todos os ciclistas recebem orientações específicas para o caso de acidentes durante a disputa. Caso um atleta perceba que vai levar um tombo, ele deve gritar 'caí'. Para os que estiverem perto, a recomendação é o uso da palavra 'queda', para alertar os demais participantes. Se a situação ganhar proporções maiores, é indicado que os ciclistas gritem 'parou'.

Em caso de acidentes mais graves, os atletas podem ser encaminhados para três hospitais, mas a prova tem estrutura para acolher qualquer tipo de problema que possa vir a acontecer. No total, os ciclistas aspirantes têm 90 minutos para completarem o percurso de 45,4 km. Caso levem uma volta, serão desclassificados.

As inscrições para a 71ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho foram prorrogadas, e podem ser realizadas até o dia 26 de junho. Os próximos Congressos Técnicos acontecem nos dias 25/06, 02/07 e 08/07, às 10h30 ou às 14h30, juntamente com a Expo 9 de Julho.

Veja abaixo a galeria histórica da 9 de Julho. 




*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado