Uefa encomenda estudo sobre relação entre lesões cerebrais e futebol - Gazeta Esportiva
Uefa encomenda estudo sobre relação entre lesões cerebrais e futebol

Uefa encomenda estudo sobre relação entre lesões cerebrais e futebol

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/05/2017 às 15:54

São Paulo, SP

Aleksander Ceferin assumiu a presidência da Uefa em setembro de 2016 (Foto: AFP)


A Uefa encomendou um estudo científico para tentar determinar se pancadas na cabeça no futebol podem ter consequências negativas à saúde de seus praticantes principalmente em jovens jogadores.

Com essa medida, o presidente Aleksander Ceferin atende as reclamações de comunidades médicas que advertiram que os choques podem causar doenças a longo prazo, incluindo demência por causa de cabeçadas frequentes. A Uefa já deu um prazo para o estudo e quer as primeiras conclusões em três meses.

Os Estados Unidos, que enfrentam problema similar no futebol americano por causa das concussões, já propuseram mudanças nas regras do futebol infantil. No país da América do Norte crianças não podem dar cabeçadas até dez anos e entre 11 e 13 anos só podem dar cabeçadas ocasionais e não repetitivamente.

Além disso, um jogador de qualquer idade que sofrer um choque na cabeça precisa de permissão por escrito para poder voltar a jogar. Nos Estados Unidos também há casos de que juízes cederam liminares após país entrarem com demandas por causa da preocupação com a saúde de seus filhos. A Uefa tomou esse histórico em consideração na hora de começar o estudo. Apesar disso, a Fifa alega que “não há relação entre as lesões e jogar futebol com a cabeça”.

Conteúdo Patrocinado