Infantino elogia obras e torce para árbitro usar vídeos na Rússia - Gazeta Esportiva
Infantino elogia obras e torce para árbitro usar vídeos na Rússia

Infantino elogia obras e torce para árbitro usar vídeos na Rússia

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/04/2016 às 08:47

São Paulo, SP

Infantino espera testar tecnologia, assim como no Brasil, no Mundial da Rússia (Foto: Natalia Kolesnikova/AFP)
Infantino espera testar tecnologia, assim como no Brasil, no Mundial da Rússia (Foto: Natalia Kolesnikova/AFP)


Em sua primeira visita à Rússia, próxima sede da Copa do Mundo, desde que foi eleito presidente da Fifa, em fevereiro passado, Gianni Infantino teceu elogios à preparação do país para sediar o evento. Em tempo, enxerga de forma promissora a introdução de tecnologias para ajudar o desenrolar do jogo.

Depois de a International Board – órgão do futebol mundial que delibera com relação às decisões envolvendo a arbitragem – aprovar, no início de março, um período de testes de dois anos para verificar a eficácia dos vídeos na avaliação dos árbitros, o presidente da Fifa se mostrou esperançoso que o recurso seja usado no Mundial.

Com o período de testes expirando, teoricamente, em março de 2018, há tempo hábil para que a implantação da tecnologia aconteça até a Copa. O Mundial disputado no Brasil, em 2014, já trouxe a inovação do tira-teima – que a partir de um sensor podia acusar ou não se a bola havia entrado no gol.

“Os testes vão começar e levarão dois anos. Isso significa que saberemos até março de 2018 se funciona ou não. Espero mesmo que a Copa na Rússia será a primeira na qual o auxílio do vídeo será usado para contribuir para uma arbitragem melhor. Isso pode ser uma nova mensagem forte para o futebol”, comentou.

Após visita ao Estádio Loujniki, que está sendo remodelado para sediar a final do torneio, Infantino parabenizou o prefeito de Moscou, e as autoridades russas como um todo, pelo ritmo das obras. “Estou parabenizando a Rússia, mas isso não quer dizer que ela possa relaxar. O diabo está nos detalhes”, declarou.

Passada a reunião com o ministro dos Esportes, Vitaly Mutko, Infantino deve se encontrar, nesta quarta, com o presidente Vladimir Putin – então apoiador de Blatter – para participar de uma reunião do conselho da Federação Russa.

Na sequência, o presidente da Fifa embarcará ao Catar para conferir as instalações que devem receber o Mundial de 2022.

Conteúdo Patrocinado