Ex-campeões resgatam o esporte escolar na China - Gazeta Esportiva
Ex-campeões resgatam o esporte escolar na China

Ex-campeões resgatam o esporte escolar na China

Gazeta Esportiva

Por AFP

18/01/2022 às 16:42

São Paulo, SP

"Um, dois, três, alonguem!". Assim, a ex-campeã mundial de ginástica Sui Lu treinava dezenas de alunos em seus tatames. Como ela, vários atletas de alto nível aposentados colaboram para o esporte escolar na China.

Em uma sala espaçosa e iluminada em uma universidade de Xangai, Sui Lu, aos 29 anos, conduz uma sessão de alongamento.

A jovem conquistou o ouro mundial antes de conquistar a prata na trave nas Olimpíadas de Londres em 2012.

As aulas ministradas por ex-campeões como Sui Lu fazem parte de uma campanha do governo que visa desenvolver a atividade esportiva entre os jovens. Os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim (4 a 20 de fevereiro) são um catalisador para essa tendência.

"Antes, as pessoas não gostavam de esportes. Sofriam pressão para estudar e não tinham tempo para se exercitar", explica Sui Lu, "Mas agora todos entendem a importância do esporte", acrescenta.

O Estado chinês pretende reduzir a carga horária escolar dos jovens, com duas horas diárias de exercícios. Essa promoção da atividade física faz parte de uma campanha mais ampla para incentivar um estilo de vida mais saudável.

Alguns programas de televisão considerados "vulgares" e o vício por videogames entre menores foram alvo de críticas. Muitos pais incentivam seus filhos a estudar em tempo integral. Uma situação que pode levar à obesidade, miopia ou estresse como efeitos colaterais.

Veja também:
Conheça o canal do YouTube da Gazeta Esportiva

Campeão Mundial Júnior de Badminton de 2010, Jiang Yujing agora ensina em uma escola primária e secundária em Xangai.

Um de seus alunos, Song Xunchun, diz sentir uma clara mudança com esses novos cursos.

"A maioria dos meus amigos está em melhor forma", explica ele.

Em alguns blogs, no entanto, os pais expressam sua preocupação de que o esporte reduz as notas de seus filhos em matérias básicas.

Mas como um sinal de conscientização geral, diferentes províncias estão agora adaptando os exames de admissão nas universidades para dar mais peso aos resultados esportivos dos alunos.

"Na minha opinião, uma criança que gosta de esportes é alguém que está bem física e mentalmente", diz Zhang Meng, vice-diretor de um centro educacional em Xangai.

Conteúdo Patrocinado