COI garante que atentados não afetarão candidatura de Paris para 2024 - Gazeta Esportiva
COI garante que atentados não afetarão candidatura de Paris para 2024

COI garante que atentados não afetarão candidatura de Paris para 2024

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/11/2015 às 11:05

São Paulo, SP

Os atentados que abalaram Paris na última sexta-feira não terão influência sobre a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2024. Quem garante é Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). O dirigente destacou que o terrorismo não é uma questão exclusiva dos franceses ou parisienses, mas um problema global a ser combatido pelas principais autoridades mundiais.

"Estamos falando de Jogos Olímpicos que terão lugar dentro de nove anos. Os membros do COI são experientes e entendem que ninguém sabe como o mundo estará daqui a tanto tempo. Além disso, terrorismo é um problema global, não se limita a apenas um país ou cidade", disse Bach em entrevista ao jornal L'Equipe.

Há três dias, ataques coordenados do Estado Islâmico deixaram 129 mortos na capital francesa. Um dos atentados ocorreu nos arredores do Stade de France, palco do amistoso entre França e Alemanha. Durante o jogo, vencido pelos donos da casa por 2 a 0, foi possível ouvir o estouro de bombas do lado de fora.

Presidente do COI assegura que (foto: AFP)
Presidente do COI negou que ataques afetem candidatura de Paris e pediu união para combater o terrorismo (foto: AFP)


O presidente François Hollande estava na arena e precisou ser retirado às pressas do local. Os torcedores, assustados, desceram das arquibancadas e se abrigaram no gramado Já a delegação alemã recusou-se a voltar para o hotel e passou a noite dentro do estádio. Bares, restaurantes e uma casa de shows também foram atacados por bombas e tiroteios.

O ataque deixou as autoridades preocupadas para os próximos eventos a serem sediados pelo país, como a COP21 (cúpula internacional sobre o clima a ser realizada no dia 30 de novembro), a Eurocopa 2016 e o tradicional Tour da França. Bach, contudo, reiterou que a tragédia não afetará a votação que decidirá o país-sede dos Jogos de 2024, marcada para setembro de 2017, no Peru.

"Esse tipo de atentado não preocupa apenas a organização de eventos esportivos, mas a todos os grandes eventos e à toda sociedade. Você não pode conceder a vitória aos terroristas. Nós devemos nos manter unidos e firmes, especialmente com os Jogos Olímpicos", concluiu.

As outras cidades que competem para receber as Olimpíadas de 2024 são Budapeste, Hamburgo, Roma e Los Angeles.

Conteúdo Patrocinado