Seleção tenta conquistar 1ª Copa sem jogadores do São Paulo no elenco - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Seleção tenta conquistar 1ª Copa sem jogadores do São Paulo no elenco

Seleção tenta conquistar 1ª Copa sem jogadores do São Paulo no elenco

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/11/2022 às 07:00 • Atualizado: 25/11/2022 às 00:02

São Paulo, SP

A Seleção Brasileira estreou na Copa do Mundo nesta quinta-feira, com vitória por 2 a 0 diante da Sérvia, no Al Lusail Stadium, em Doha, no Catar. Sonhando com o hexa, o time comandado pelo técnico Tite deu o primeiro passo em busca de algo inédito para erguer o troféu mais cobiçado do planeta, que é vencer o Mundial sem jogadores do São Paulo no elenco.

Em todos os cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira houve pelo menos um representante são-paulino na delegação. A última vez que jogadores do São Paulo vestiram a Amarelinha em uma Copa do Mundo foi em 2006. De lá para cá, o Brasil não contou mais com convocados tricolores para o Mundial e, coincidentemente, não foi mais campeão.

Neste ano o Brasil não conta com jogadores do São Paulo no elenco, mas alguns deles passaram pelo clube. Casemiro, Antony e Éder Militão foram revelados pelo Tricolor e jogaram pelo time profissional durante algum tempo antes de se transferirem para o futebol europeu. Já o zagueiro Bremer, da Juventus, e o goleiro Ederson, do Manchester City, passaram pelas categorias de base são-paulinas, mas não chegaram a defender o clube profissionalmente.




Em 1958, o Brasil, que conquistou sua primeira Copa do Mundo naquele ano, disputou o torneio na Suécia com três são-paulinos em seu elenco: De Sordi, que participou de todas as partidas daquela edição, exceto a final, Mauro, que já havia sido convocado em 1954, e Dino Sani.

Em 1962, ano do bicampeonato da Seleção Brasileira, no Chile, o São Paulo teve Bellini e Jurandir com seus representantes na Copa do Mundo. O primeiro já havia sido campeão na edição anterior, em 1958, mas na época defendia o Vasco da Gama.

A inesquecível Seleção Brasileira do tricampeonato mundial, em 1970, contou com um jogador do São Paulo no elenco: Gérson. O Canhotinha de Ouro foi titular daquele time que encantou o planeta no México, marcando, inclusive, um gol da virada na final contra a Itália.

A Copa do Mundo vencida pela Seleção Brasileira com a maior quantidade de são-paulinos no elenco foi a de 1994, nos EUA. Muller, Cafu, Zetti e Leonardo fora os representantes tricolores naquele time que quebrou um jejum de 24 anos sem um título mundial.

Em 2002, na Coreia do Sul e Japão, última Copa do Mundo conquistada pela Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou os jovens Belletti e Kaká, além do goleiro Rogério Ceni, para fazer parte do elenco extremamente talentoso que despachou a Alemanha na grande final, em Yokohama.

Confira todos os são-paulinos presentes nos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira:

1958: De Sordi, Dino Sani e Mauro
1962: Bellini e Jurandir
1970: Gérson
1994: Muller, Cafu, Zetti e Leonardo
2002: Belletti, Kaká e Rogério Ceni.

Conteúdo Patrocinado