São Paulo tem 2 meses de direitos de imagem atrasados - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
São Paulo tem 2 meses de direitos de imagem atrasados e gera insatisfação no elenco

São Paulo tem 2 meses de direitos de imagem atrasados e gera insatisfação no elenco

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio

23/03/2023 às 14:00

São Paulo, SP

O São Paulo atrasou o pagamento de dois meses de direitos de imagem. No fim de fevereiro, o clube quitou um mês para impedir que a dívida com o elenco chegasse a três meses, o suficiente para que os atletas possam entrar na Justiça e pedir a rescisão unilateral de contrato. A informação foi publicada pelo Uol e confirmada pela Gazeta Esportiva.

A Lei Pelé estabelece que um jogador de futebol profissional pode pedir a rescisão de contrato na Justiça se tiver três meses de salários atrasados, de forma integral ou em parte.

Tecnicamente direitos de imagem não são considerados salários, mas, na prática, são apenas um artifício que os clubes usam para escapar de alguns impostos trabalhistas. Em caso de atraso de três meses, se a defesa de um atleta conseguir convencer a Justiça de que o valor em aberto corresponde ao salário de seu cliente, a rescisão pode acontecer.




Caso não efetue um novo pagamento aos seus jogadores no fim de março, o São Paulo correrá o risco de alguns nomes rescindirem seus respectivos contratos de forma unilateral, uma vez que haverá um atraso de pagamento de três meses.

Conforme apurou a reportagem da Gazeta Esportiva, há atletas que cogitam acionar a Justiça para deixar o São Paulo, caso o clube não honre com seus compromissos. Outros, no entanto, prezam pelo bom relacionamento com a diretoria e instituição.

O São Paulo, por sua vez, não definiu uma data para quitar as pendências com seus jogadores. O clube garante que o pagamento “será realizado assim que possível”.

O atraso dos direitos de imagem dos atletas do São Paulo contrasta com a redução de dívidas bancárias e também da dívida geral do clube, que apresentará seu balanço financeiro do exercício de 2022 nas próximas semanas.

 

Conteúdo Patrocinado