São Paulo relembra estreia do técnico Joreca em goleada sobre o Santos - Gazeta Esportiva
São Paulo relembra estreia do técnico Joreca em goleada sobre o Santos

São Paulo relembra estreia do técnico Joreca em goleada sobre o Santos

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/05/2020 às 17:15

São Paulo, SP

No dia 16 de maio de 1943, o São Paulo goleou o Santos por 6 a 1, no Pacaembu, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. O duelo ficou marcado pela grande exibição do atacante Leônidas da Silva, que marcou três gols, e pela estreia do técnico Joreca, treinador com o melhor desempenho percentual de pontos ganhos na história do clube até hoje. 67 anos depois, o Tricolor relembrou a partida através das redes sociais.



A goleada são-paulina fez parte da campanha vitoriosa do Paulistão de 1943, título conhecido como a "moeda caiu em pé". O apelido é em função de um diálogo que teria acontecido na reunião do conselho arbitral que definiria o regulamento daquele Estadual. Sem chegar a um consenso, um dirigente teria afirmado que bastaria jogar ao ar uma moeda para definir o vencedor daquele ano. Se desse cara, o campeão seria o Corinthians, se desse coroa, seria o Palmeiras. Já o Tricolor, só levantaria a taça caso o objeto caísse de pé.

No final da competição, o São Paulo se sagrou campeão após uma grande campanha. O jogo do título foi o empate em 0 a 0 contra o Palmeiras, no dia 8 de outubro. Durante aquele Paulistão, o Tricolor foi liderado por Noronha, Luizinho, Antonio Sastre e Leônidas, além de ter sido comandado por Joreca.

Joreca foi responsável pela montagem do "Rolo Compressor", esquadrão são-paulino que dominou o Campeonato Paulista na década de 40. Dos 172 jogos em que o treinador esteve na beira do gramado, o Tricolor venceu 115, empatou 31 e perdeu 26, um aproveitamento de 72,87%.

Além do Estadual de 1943, Joreca também faturou os Paulistas de 1945 e 1946. O último título foi conquistado de forma invicta, feito inédito na história do São Paulo até hoje. Durante a campanha, foram 17 vitórias e três empates.




Conteúdo Patrocinado