Análise: Pouco criativo, São Paulo sofre com "ferrolho" do San Lorenzo e terá que encontrar soluções para reverter placares - Gazeta Esportiva
Análise: Pouco criativo, São Paulo sofre com "ferrolho" do San Lorenzo e terá que encontrar soluções para reverter placares

Análise: Pouco criativo, São Paulo sofre com "ferrolho" do San Lorenzo e terá que encontrar soluções para reverter placares

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/08/2023 às 05:00

São Paulo, SP

Por: João Pedro Haiter 

O São Paulo teve claro problema de criatividade na derrota por 1 a 0 para o San Lorenzo, nesta quinta-feira, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A equipe treinada por Dorival Júnior se deparou com um adversário que não tinha problema em ficar sem a bola e não conseguiu furar o bloqueio orquestrado pelo técnico Rubén Darío Insua.

Diferente de outros jogos, quando também não conseguiu o resultado esperado, mas criou muitas oportunidades - como o caso da derrota para o Corinhtians, na ida da semifinal da Copa do Brasil, e no empate sem gols contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro -, em que pecou na eficiência das finalizações, o Tricolor desta vez levou pouco perigo ao gol defendido por Augusto Batalla - apenas uma vez, em cabeçada de Calleri.




Assim, com jogadores que tem como característica a elevada entrega em campo, que muitas vezes supera uma possível deficiência técnica, criativa ou de jogadas individuais, o São Paulo esbarrou, na última noite, em um esquema compactado e organizado para combater a armação de jogadas tricolor.

Dessa forma, principalmente após sofrer o gol, o time paulista passou a alçar bolas, da intermediária e do corredor central, para Calleri brigar com os três zagueiros do San Lorenzo, o que não surtiu efeito.

Baixa criatividade pode ser problema para o São Paulo


Este, portanto, pode ser um obstáculo para uma equipe que terá que reverter duas desvantagens em duas eliminatórias diferentes e, para piorar, em um curto espaço de tempo. Em uma distância de seis dias, o Tricolor  enfrenta novamente o San Lorenzo, no próximo dia 10, e, depois, o Corinthians, no dia 16. Até lá, ainda encara o Atlético-MG, pelo Brasileirão, e, entre os dois compromissos de mata-mata, visita o Flamengo, também pelo Nacional.

Tendo em vista que vai atuar nestas duas partidas diante do seu torcedor, a tendência é que o São Paulo se depare com cenários semelhantes ao apresentado nesta quinta e, precisando buscar o resultado, Dorival Júnior terá que encontrar soluções para tal problema.



Reforços podem ser a solução no Majestoso pela Copa do Brasil


Para isso, o fator casa, inclusive, é positivo, já que há expectativa de Morumbi lotado em ambos os confrontos. Além disso, as chegadas de James Rodríguez e Lucas Moura podem ser determinantes, uma vez que são jogadores de altíssima qualidade técnica e poderio de decisão.

A má notícia, entretanto, é que os dois reforços só poderão entrar em campo frente ao Timão, na Copa do Brasil, pois não estão inscritos na Sul-Americana, estando disponíveis para disputar a competição continental apenas se o São Paulo avançar às quartas de final.

Apesar das dores de cabeça para reverter as desvantagens nos torneios mata-mata, Dorival Júnior e todo o elenco são-paulino voltam suas atenções agora para o Campeonato Brasileiro. Pela 18ª rodada, o Tricolor recebe o Atlético-MG, às 16 horas (de Brasília) deste domingo, também no Estádio Círero Pompeu de Toledo, na capital paulista.

Conteúdo Patrocinado