Sampaoli dá palestra na CBF e defende a "obsessão pelo ataque" - Gazeta Esportiva
Sampaoli dá palestra na CBF e defende a "obsessão pelo ataque"

Sampaoli dá palestra na CBF e defende a "obsessão pelo ataque"

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

22/04/2019 às 10:38 • Atualizado: 22/04/2019 às 11:46

Santos, SP

Foto: Lucas Figueiredo/CBF


O técnico do Santos, Jorge Sampaoli, deu uma palestra na manhã desta segunda-feira, em evento da CBF no Rio de Janeiro.

Depois de Tite dar a sua contribuição tática, o treinador santista mostrou uma apresentação com lances de jogo e de treino do Santos, além de exemplos práticos de suas passagens por Sevilla e Chile, e demonstrações recentes de clubes europeus como Barcelona e Ajax.

Ao iniciar, ele citou o histórico holandês Johan Cruyff, em uma fala sobre o futebol além do esporte.

"O que quero transmitir é que o futebol não é só um jogo simples, mas inclusive pode ser uma maneira de viver. Quanto mais gente compreender, mais divertido será. Tanto o campo, quanto fora dele", é o texto de Cruyff.

Sampaoli fez uma defesa do futebol ofensivo, com protagonismo, obsessão pelo ataque e a manutenção dessa cultura independentemente do adversário.



Durante a apresentação, Sampaoli admitiu a "falta de contundência do time". Ele não citou, mas vê a falta de centroavante como principal responsável pelo time poder "sofrer ao invés de desfrutar" quando está no ataque.





Jorge Sampaoli disse que vê três zonas do jogo: alerta, conforto e definição. Defendeu que os zagueiros precisam trocar passes até eliminar o primeiro marcador do rival e passar para o meio-campo.

"Temos que eliminar a liberdade, o tempo de pensar do adversário. Adversário nos fala onde jogar, tem a ver com a cultura de cada time", afirmou.



O comandante alvinegro deu exemplos do seu treinamento em vídeo, algo em inédito pois a comissão técnica só permite gravação do aquecimento para a imprensa.

Ele mostrou situações de jogo em campo curto, com superioridade ou inferioridade numérica, para que os atletas se sintam seguros de arriscar.





Por fim, Sampaoli deixou um texto de Arrigo Sacchi, ex-técnico italiano, sobre o futebol protagonista.

"Ainda que o futebol de protagonismo não necessariamente seja uma garantia de vitória, esse estilo mantém uma aura de elitismo. É um enfoque pró-ativo do jogo que diferencia os grandes clubes dos menores, aqueles que propõem o jogo ao adversário dos que só resistem o máximo que podem".

Conteúdo Patrocinado