Quarteto do Santos aparece em lista de melhores jovens do mundo; confira - Gazeta Esportiva
Quarteto do Santos aparece em lista de melhores jovens do mundo; confira

Quarteto do Santos aparece em lista de melhores jovens do mundo; confira

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/09/2022 às 19:24

São Paulo, SP

Quatro jogadores do Santos figuram em uma lista dos 250 melhores jogadores do mundo nascidos depois dos anos 2000, realizada e divulgada pela CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte). São eles: Marcos Leonardo, Ângelo, Vinicius Zanocelo e Lucas Pires.

Os dois primeiros são jogadores formados nas categorias de base do Santos. Marcos Leonardo possui 19 anos, enquanto Ângelo tem apenas 17. Já Vinicius Zanocelo, nascido em 2001, passou pelas categorias de base da Ponte Preta antes de atuar na Ferroviária e chegar ao Peixe.

Lucas Pires, de 21 anos, foi formado nas categorias do rival Corinthians antes de chegar ao Santos na temporada passada. O atleta disputou a última Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi promovido ao profissional pelo técnico Fábio Carille.




No ranking do ano de 2001, Zanocelo está na 26ª posição, com 80,3 pontos somados na avaliação da entidade. Lucas Pires, por sua vez, vem na 34ª colocação, com 78,6. O primeiro colocado é o Bukayo Saka, do Real Madrid, com 92,4 pontos, seguido por Jurrien Timber, do Ajax, e Gonçalo Inácio, do Sporting.

Já no ranking de 2003, Marcos Leonardo está na oitava posição, com 74,8 pontos somados. O líder da categoria é Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, seguido por Jamal Musiala, do Bayern de Munique, e Harvey Elliot, do Liverpool.

Ângelo aparece em quinto lugar no ranking de 2004 em diante, com 70, 1 pontos. Pablo Gavi, do Barcelona, lidera a lista, seguido por Gabriel Slonina (Chicago Fire) e Daniil Khudyakov (Lokomotiv Moscou).

Há outros brasileiros nas listas, que vão de 2000 a 2004 em diante, casos de Helinho, Luan Cândido, Jadsom e Sorriso (RB Bragantino); Matheuzinho França, João Gomes e Victor Hugo (Flamengo); Rodrigo Nestor e Pablo Maia (São Paulo); Abner (Athletico-PR) e Vitor Roque (Athletico-PR); Vinicius Zanocelo, Lucas Pires, Marcos Leonardo e Ângelo (Santos); Danilo e Giovani (Palmeiras); André Trindade e Luiz Henrique (Fluminense); Johnny (Internacional); Matheus Nascimento (Botafogo).

Que atuam fora do Brasil, estão, além de Vini Jr., Rodrygo (Real Madrid), Antony (Manchester United), Tetê Martins (Lyon), Martinelli (Arsenal) e Yan Couto (Girona).

Segundo o Observatório de Futebol, os pontos são calculados a partir do nível médio de partida em que os jogadores participaram de acordo com o "método do capital de experiência" (desenvolvido pelo órgão), sua quantidade de minutos oficiais de jogo jogados nos últimos 365 dias e seu desempenho em campo em comparação com colegas e adversários, bem como com relação a jogadores com o mesmo perfil técnico de acordo com a abordagem baseada em funções também recentemente desenvolvidas pela equipe de pesquisa do CIES Football Observatory.

Marcos Leonardo, Ângelo e Zanocelo são titulares do Santos comandado por Lisca. Lucas Pires, no momento, é reserva de Felipe Jonatan.

Conteúdo Patrocinado