Ídolo no basquete, Pecente quase foi companheiro de Pelé no Santos - Gazeta Esportiva
Ídolo no basquete, Pecente quase foi companheiro de Pelé no Santos

Ídolo no basquete, Pecente quase foi companheiro de Pelé no Santos

Gazeta Esportiva

Por Luca Castilho*

03/08/2018 às 09:00

São Paulo, SP

Pecente atuou ao lado de Pepe e Del Vecchio, mas optou pelo basquete (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Pedro Vicente Fonseca, mais conhecido como Pecente, é um dos maiores ícones do basquete brasileiro. Dono de inúmeros títulos, tanto por clubes quanto pela Seleção, o ex-jogador quase atuou com Pelé, no Santos, porém resolveu deixar as categorias de base do clube do litoral, em 1954, e seguir atuando com as mãos.

Apesar de ser considerado uma das promessas da Vila, Pecente brinca e diz que perderia o posto no ataque santista caso seguisse no clube. "Se continuasse no Santos, em 1956 ia chegar o Pelé e eu não ia jogar mais (risos). Acho que acertei", afirmou à Gazeta Esportiva, em evento da Federação Paulista de Basketball.

Quando jovem, o atleta dividia seus treinos entre o basquete e o futebol, e chegou a atuar ao lado de grandes ídolos do Alvinegro Praiano.

“Foi díficil (escolher qual seguir). Eu pendia para os dois esportes. Tive dois amigos de São Vicente que seguiram a carreira no futebol e se deram muito bem: o Pepe e o Del Vecchio, que foram campeões paulista em 55. Era da geração deles", disse.

Garimpado das categorias de base do Comercial de São Vicente, o então atacante atuou no juvenil do Santos e dividia o ataque com o Canhão da Vila e com o goleador ítalo-brasileiro. Seu destino, entretanto, mudou depois de uma viagem.

"Fui convocado para uma excursão adulta de basquete de Santos, para fazer um torneio na Argentina. Nunca tinha saído do litoral paulista. Foi uma alegria muito grande eu poder viajar com o basquete e, quando voltei, não queria mais saber do futebol. Decidi jogar basquete e não me arrependo", destacou o ex-atleta, que se aposentou em 1983.

Apesar de não seguir como companheiro de Pepe no ataque, o armador conseguiu ser campeão mundial com a Seleção Brasileira de basquete em 1959. "Assim como o Pepe chegou ao título de campeão Mundial de futebol (em 1958 e 1962), eu conquistei o troféu Mundial de basquete", concluiu.

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado