Ex-seleção e driblador, mas instável: conheça Dodô, provável reforço do Santos - Gazeta Esportiva
Ex-seleção e driblador, mas instável: conheça Dodô, provável reforço do Santos

Ex-seleção e driblador, mas instável: conheça Dodô, provável reforço do Santos

Gazeta Esportiva

Por Correspondente Lucas Musetti Perazolli

16/02/2018 às 06:00 • Atualizado: 16/02/2018 às 10:23

Santos, SP

O Santos espera por Dodô nesta sexta-feira para realização de exames médicos e assinatura do contrato de empréstimo até 31 de dezembro, com valor de compra fixado em R$ 6 milhões. O lateral-esquerdo de 26 anos saiu muito novo do futebol brasileiro e fez carreira na Itália, atuando por Roma, Internazionale e, por fim, a Sampdoria.

Revelado pelo Corinthians, o ala não teve espaço com os técnicos Mano Menezes e Tite e acabou emprestado ao Bahia. No Tricolor, em 2011, o atleta ganhou sequência, mas sofreu grave lesão no joelho esquerdo, com ruptura total dos ligamentos após entrada dura do zagueiro Bolívar, do Internacional.

A recuperação foi lenta e Dodô custou a ficar 100%. Em julho de 2012, pronto para atuar e em fim de contrato com o Corinthians, o lateral foi contratado pela Roma. E na Itália, os primeiros meses não foram fáceis.

A lesão no joelho causou sequelas e dificultou a sequência de trabalhos do atleta. A musculatura esteve fraca, o que causou inflamação no tendão. Ele só engatou partidas consecutivas no primeiro semestre de 2013, quando superou de vez os problemas físicos.

Dodô deve ser emprestado pela Sampdoria ao Santos (Foto: Reprodução)


Utilizado frequentemente pela Roma, com 30 jogos e um gol marcado, Dodô foi emprestado para a Internazionale em julho de 2014. O começo no novo clube foi bom e o lateral-esquerdo acabou convocado para a seleção brasileira com o técnico Dunga, para amistosos em setembro. Na base, ele também serviu as seleções sub-17 e sub-20. Depois do bom início, porém, o brasileiro oscilou e foi cedido a Sampdoria. Foram 29 partidas, com dois gols e quatro assistências pela Inter.

Na Sampdoria, Dodô também começou bem e chegou a ser titular em 2016. Na sequência, teve fratura no pulso, perdeu espaço e, atualmente, não é opção no clube italiano, que aceita emprestá-lo para que retome o bom futebol. Com familiares santistas, o lateral vê o Peixe como ótima opção.

Na Sampdoria, Dodô disputou 26 jogos, com uma assistência. No total, sua carreira não apresenta muitas partidas por causa das lesões e períodos de irregularidade na Itália. São 112 jogos, com três gols e sete assistências, desde que foi promovido ao elenco profissional do Corinthians, em julho de 2009.



Características e origem do negócio

Dodô é um lateral ofensivo de origem. Ele é rápido e tem muita facilidade no drible (veja o domínio característico de Neymar no vídeo acima). Na Itália, porém, o lateral foi obrigado a evoluir na marcação e chegou a atuar como um ponta em algumas oportunidades. O atleta tem 1,77 m de altura.

Com Caju e Romário em baixa, o Santos procurava por um lateral-esquerdo desde o começo de ano. E Dodô foi um nome de consenso. Além do aval do técnico Jair Ventura, o executivo de futebol Gustavo Vieira já queria o jogador no São Paulo e o gerente William Machado foi companheiro do atleta no Corinthians.

Dodô chegaria à Vila Belmiro com status de titular. Os salários estão dentro da realidade financeira do clube e a opção de compra - de R$ 6 milhões -, é vista como aceitável dentro dos padrões do mercado.

Conteúdo Patrocinado