"Ataque dos sonhos" do Santos estreou há 60 anos no Pacaembu - Gazeta Esportiva
"Ataque dos sonhos" do Santos estreou há 60 anos no Pacaembu

"Ataque dos sonhos" do Santos estreou há 60 anos no Pacaembu

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

19/04/2020 às 17:30

Santos, SP

Da esquerda para a direita: Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O "ataque dos sonhos" do Santos estreou em 19 de abril de 1960, há exatos 60 anos, no Pacaembu.

Em uma terça-feira, o técnico Lula levou a campo os cinco integrantes de um ataque histórico no segundo tempo da partida contra a Portuguesa, no Pacaembu, em empate por 2 a 2. Mengálvio entrou no lugar de Ney e esteve ao lado de Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe pela primeira vez.

Lula demorou 10 jogos - três no Brasil e sete na excursão pela Europa - para iniciar uma partida com os cinco.

"Hoje isso pode parecer uma heresia, mas a verdade é que o Santos tinha tantos bons atacantes (Tite, Pagão, Ney Blanco, Jair Rosa Pinto e Angelo Sormani) que encontrar a formação ideal não era fácil. Para cada posição, com exceção de Pelé, havia outro jogador tão bom quanto o titular", diz trecho do texto publicado pelo Centro de Memória do Santos. 

A primeira partida com o quinteto como titular foi na França, em 7 de junho de 1960, também numa terça-feira, na estreia pelo Torneio de Paris contra o Reims. Cerca de 40 mil lotaram o Parc des Princes e viram o Santos ganhar por 5 a 3, com três gols de Coutinho, um de Pelé e outro de Pepe.

Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe iniciaram 97 partidas pelo Alvinegro, das quais obtiveram 68 vitórias e marcaram 314 gols - média de 3,23 gols por jogo.

Conteúdo Patrocinado