Análise: oscilação volta a assombrar o Santos e faz Carille repensar esquema - Gazeta Esportiva
Análise: oscilação volta a assombrar o Santos e faz Carille repensar esquema

Análise: oscilação volta a assombrar o Santos e faz Carille repensar esquema

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/02/2022 às 07:00

São Paulo, SP

O Santos ficou apenas no empate de 1 a 1 com o São Bernardo, em casa, pela quinta rodada do Campeonato Paulista, nesta quinta-feira. O resultado, além de manter o Peixe sem vitórias na Vila Belmiro em 2022, cria um alerta no clube.

O Alvinegro Praiano teve dois tempos totalmente distintos contra o Bernô. O time começou a primeira etapa ligado, dominando a posse de bola e comprimindo os rivais no campo de defesa. Com mais criatividade em relação aos últimos jogos, a equipe fez merecer o seu gol, anotado por Marcos Leonardo, aos 25 minutos.



E a expectativa era de uma noite tranquila. Mesmo com a vantagem, o Santos manteve a ofensividade e quase ampliou com Ricardo Goulart. Minutos depois do camisa 10 carimbar o travessão, no entanto, o Peixe se perdeu, conforme analisou o próprio técnico Fábio Carille.

Da reta final do primeiro tempo até o término do confronto, os mandantes não conseguiram mais assustar. O desempenho caiu muito. Do outro lado, o São Bernardo aproveitou para tomar conta do jogo e voltar da baixada santista com um ponto na mala.

Acontece que essa oscilação não foi uma exclusividade deste compromisso. A queda repentina também foi vista no último domingo, no empate de 1 a 1 com o Guarani, fora de casa. O embate teve quase o mesmo roteiro, com o Santos muito bem no começo, mas deixando a desejar no final.

Já no clássico contra o Corinthians, a oscilação foi no sentido contrário. Depois de uma etapa inicial abaixo em Itaquera, os alvinegros voltaram mais ligados do intervalo e assim buscaram uma virada que parecia improvável.

“Temos oscilado demais. Contra o Corinthians não fizemos um primeiro tempo tão bom e fizemos um segundo tempo melhor. Contra o Guarani fizemos um primeiro bom e um segundo ruim. Hoje iniciamos bem e não mantemos. Não é a parte física, porque contra o Corinthians a gente não conseguiria buscar como foi. Nós temos se perdido. Temos que reconhecer e ter humildade, não só eu, com a parte tática, como os jogadores também. Precisamos trabalhar mais para melhorar”, analisou Carille.




Em meio a este cenário, uma mudança de esquema tático não está descartada pela comissão técnica. Nos dois primeiros compromissos da temporada, o Peixe foi a campo com três zagueiros, formação que ajudou o time a fugir da Série B no final de 2021.

Acontece que nos últimos três embates Carille decidiu implementar uma linha de quatro defensores, esquema preferido do comandante. Agora, com a falta de resultados e a frequente queda de rendimento, ele admitiu que pode voltar atrás.

“Daqui a pouco talvez mudar o sistema de jogo, voltar para aquilo que foi fundamental no ano passado. É sentar com minha comissão e não esperar tanto. É procurar definir os nossos problemas com o elenco que temos. É claro, se o Santos conseguir outras peças, é sempre importante para um ano que vai ser muito difícil”, comentou.

O Santos volta a campo agora no domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Ituano, na Vila Belmiro.

Conteúdo Patrocinado