Você sabia? Pelo Paulista, Palestra Itália fez estreia oficial em 1916 - Gazeta Esportiva
Você sabia? Pelo Paulista, Palestra Itália fez estreia oficial em 1916

Você sabia? Pelo Paulista, Palestra Itália fez estreia oficial em 1916

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

08/06/2020 às 08:00

São Paulo, SP

Uma das formações usadas pelo Palestra Itália na histórica temporada de 1916 (Foto: Reprodução)


O maior ganhador de títulos nacionais do futebol brasileiro disputou a primeira partida oficial no dia 13 de maio de 1916. Contra o Mackenzie, o Palestra Itália estreou pelo Campeonato Paulista e iniciou a trajetória hoje continuada pela Sociedade Esportiva Palmeiras.

Fundado em agosto de 1914, o clube nos primeiros meses de vida tratou de recrutar atletas e treinar. Para atrair jogadores, a agremiação anunciou os treinamentos por meio do jornal Fanfulla, dedicado aos imigrantes italianos, e promoveu um torneio interno com a finalidade de selecionar os melhores.

Após uma série de treinos no campo da rua Major Maragliano, o Palestra Itália finalmente estreou e ganhou do Savoia por 2 a 0, já em janeiro de 1915, em Sorocaba. Na temporada inicial, o clube disputou apenas três amistosos e três jogos com 15 minutos de duração, pela Taça Caridade.

Em 1916, a Liga Paulista de Futebol (LPF) e a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) disputavam o controle do esporte em São Paulo. Para o recém-criado Palestra Itália, não foi fácil conseguir o direito de disputar o primeiro jogo oficial de sua história.

“O Palestra não tinha obtido ainda um lugar digno da importância conseguida, do desejo e das aspirações de todos os palestrinos, pois que se apresentava sempre mais difícil, se não propriamente impossível, a sua admissão na APEA”, afirmou o fundador Luigi Cervo em discurso proferido durante as comemorações do 25º aniversário do clube.




Em 1916, o Scotch Wanderers acabou desfiliado pela APEA por dividir a renda de suas partidas entre os jogadores, algo proibido nos tempos do amadorismo. Com a exclusão da equipe, o Palestra Itália viu a oportunidade de participar do campeonato organizado pela entidade e, para isso, precisou agir nos bastidores.

A APEA costumava usar o campo do Velódromo. Na época, a prefeitura requisitou o terreno para a construção de uma rua e deixou a entidade esportiva em apuros. Em troca de sua inclusão, o Palestra Itália se comprometeu a contribuir financeiramente com a remodelação do Estádio da Floresta – os associados, inclusive, transportaram as antigas arquibancadas do Velódromo ao local.

Na noite de 21 de fevereiro de 1916, em assembleia geral extraordinária, a APEA oficializou a desfiliação do Scotch Wanderers e, por unanimidade, a incorporação do Palestra Itália ao quadro efetivo. Paulistano, Santos, São Bento, Associação Atlética das Palmeiras, Ypiranga e Mackenzie completaram os participantes do Campeonato Paulista, sediado no Estádio da Floresta, na área hoje ocupada pelo Centro Esportivo e de Lazer Tietê.

Com a Cruz de Savoia no uniforme, Fabbrini, Grimaldi, Bianco, Ricco, Fabbi II, De Biasi, Gobato, Valle II, Vescovini, Bernardini e Severino representaram o Palestra Itália no empate por 1 a 1 com o Mackenzie. Gobato marcou o gol, Ricco foi o capitão e Giuseppe Roberti, o técnico.

 

Conteúdo Patrocinado