Sem Tabata, Abel recomeça busca por substituto para completar ataque do Palmeiras - Gazeta Esportiva
Sem Tabata, Abel recomeça busca por substituto para completar ataque do Palmeiras

Sem Tabata, Abel recomeça busca por substituto para completar ataque do Palmeiras

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2023 às 08:00 • Atualizado: 23/03/2023 às 11:26

São Paulo, SP

Apesar da campanha sólida durante toda a competição, o técnico Abel Ferreira tem em aberto ao menos uma vaga no time titular do Palmeiras para a final do Campeonato Paulista. O treinador parecia convencido de contar com Bruno Tabata no mata-mata da decisão, mas o meia-atacante sentiu lesão na coxa e deixou a situação indefinida no setor.



O camisa 11 assumiu a titularidade nas quartas de final, contra o São Bernardo, e teve boa atuação. Elogiado por Abel Ferreira, manteve-se no time para a semifinal, diante do Ituano. Contudo, com menos de dez minutos, sentiu dores e precisou ser substituído. Durante a semana, o Palmeiras não deu prazo de recuperação do jogador, mas confirmou uma lesão na coxa esquerda, o que deve o tirar da final.



Assim, o Palmeiras se reapresentou nesta quarta-feira para iniciar a preparação para a decisão. Com o calendário pausado pela data Fifa, Abel Ferreira terá duas semanas até o jogo de ida da final para observar as peças e definir o nome que completará o trio de ataque ao lado de Dudu e Rony, titulares absolutos.

Contra o Ituano, quem substituiu Bruno Tabata e atuou até o final da partida foi Breno Lopes. Com Dudu deslocado para o lado direito, o camisa 19 atuou pela faixa esquerda do ataque. Como uma espécie de 12º jogador da equipe, participando de 12 dos 15 jogos do Palmeiras em 2023, ele já balançou a rede duas vezes na temporada.

“Fiquei feliz também pela oportunidade, acho que é fruto do trabalho do dia a dia. O professor fala que todos temos de estar preparados porque a oportunidade não avisa quando vai aparecer. Infelizmente, aconteceu a lesão do Bruno e o professor optou por mim. Pude fazer o que ele me pediu e ajudar a equipe a chegar à final”, disse o atacante na reapresentação da equipe nesta quarta-feira.




Além de Breno Lopes, quem aparece como opção é o lateral-direito Mayke. Em mais de uma oportunidade, o defensor de origem cumpriu a função no setor ofensivo. Também contra o Ituano, ele entrou nos minutos finais na vaga de Dudu para atuar pelo lado direito do ataque.

“Nós já temos dois anos e meio de trabalho, temos uma ideia muito sólida daquilo que é a nossa forma de jogar. Os jogadores sabem disso e, jogue quem jogar, eles sabem o que tem que fazer. No treino, treinam todos misturados. Não faço diferenciação de time titular ou não. Cada um tem uma função, cada função tem uma responsabilidade. Portanto, se eu meter o Mayke, como coloquei no segundo tempo, é verdade que é um lateral (de origem) e vai defender mais que o Dudu, que vai atacar menos, mas ele sabe o que tem que fazer naquela função”, explicou Abel Ferreira depois da classificação sobre o Ituano.

Outros que brigam por espaço são os garotos formados nas categorias de base do Palmeiras. Titular no início da temporada, Endrick ainda não balançou a rede em 2023, mas pode voltar a ser acionado. Caso isso ocorra, Rony terá que ser deslocado para o lado direito, com o jovem de 16 anos assumindo a função de centroavante.



Quem também já recebeu oportunidades como titular neste ano é Giovani. O atacante de 19 anos atuou como ponta direita ao lado de Dudu e Rony no duelo contra o Guarani, na última rodada da fase de grupos. Contudo, teve atuação discreta e acabou substituído ainda no intervalo.

Também após o jogo contra o Ituano, no último final de semana, Abel Ferreira citou os nomes de Kevin e Luis Guilherme. Os dois ainda não foram plenamente integrados ao elenco profissional, mas completam treinos com frequência e são monitorados pela comissão técnica.

“Não é uma posição que eu esteja muito preocupado. Ainda tem o Kevin, o Luis Guilherme, que também estão trabalhando conosco. Temos bons jogadores e com muita vontade de nos ajudar. Felizmente temos um elenco muito enxuto, que permite que todos tenham ambição de poder jogar. E felizmente temos jogadores em campo que podem fazer mais de uma posição”, disse o treinador.

Conteúdo Patrocinado