Presidente do Palmeiras dispara contra John Textor: "Grande vergonha do futebol brasileiro" - Gazeta Esportiva
Presidente do Palmeiras dispara contra John Textor: "Grande vergonha do futebol brasileiro"

Presidente do Palmeiras dispara contra John Textor: "Grande vergonha do futebol brasileiro"

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/04/2024 às 17:50

São Paulo, SP

A presidente Leila Pereira, do Palmeiras, disparou contra John Textor, minutos antes da final do Campeonato Paulista contra o Santos. A dirigente chamou o dono da SAF do Botafogo de "grande vergonha do futebol brasileiro", por conta de suas acusações de manipulação de resultado, que teria beneficiado o Verdão no Campeonato Brasileiro.

Na última segunda-feira, Textor disse ter “evidências pesadas” de que o Palmeiras vem sendo beneficiado pela manipulação de resultados há, pelo menos, duas temporadas. Depois, em nota publicada em seu site, o empresário, inclusive, afirmou que o Choque-Rei pelo Brasileiro 2023 foi manipulado por jogadores do São Paulo, mas não apresentou provas.

"Esse senhor já está falando essas barbaridades desde que fomos campeões brasileiros. O Palmeiras está processando John Textor na esfera cível, e fizemos um pedido de abertura de inquérito policial. Ele tem que comprovar o que diz. Eu acho que o John Textor, hoje, é a grande vergonha do futebol brasileiro. É de uma irresponsabilidade ímpar uma pessoa ficar fomentando mentiras. Ele tem que comprovar", comentou Leila, em entrevista à Cazé TV.

"Quem quer fazer uma denúncia séria, não fica fazendo em podcast. Vai no Ministério Público, apresente suas provas. Esse senhor é um fanfarrão. Ele tem que ser punido de uma forma exemplar, punido do futebol brasileiro. Ele deveria dar menos valor para a inteligência artificial, e mais valor para a inteligência emocional, que ele não tem nenhuma", complementou.

Palmeiras e São Paulo já tinham se pronunciado sobre as declarações do dono da SAF do Botafogo na última segunda-feira. Os dois clubes, inclusive, afirmaram que acionariam seus respectivos departamentos jurídicos. A Federação Paulista de Futebol (FPF) também se manifestou sobre o caso e se colocou à disposição das equipes.

Relembre o caso

O norte-americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, alega ter “evidências pesadas” de que o Palmeiras vem sendo beneficiado pela arbitragem há, pelo menos, duas temporadas. Na noite desta segunda-feira, por meio de nota publicada em seu site oficial, o empresário disse que o Choque-Rei pelo Brasileiro 2023 foi manipulado por jogadores do São Paulo, mas não apresentou provas.

No Allianz Parque, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras contou com gols de Piquerez (2), Marcos Rocha e Breno Lopes (2) para ganhar do São Paulo por 5 a 0. Com a vitória, o time alviverde, então quarto colocado, chegou aos 50 pontos, nove a menos que o líder Botafogo. Em sua nota, o dono da SAF da equipe carioca citou o clássico.

“De acordo com especialistas e inteligência artificial, o jogo foi manipulado por, pelo menos, cinco jogadores do São Paulo. Um total de sete jogadores apresentou desvios anormais em situações-chave de gol, embora apenas cinco tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação. Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo nem sugerem que qualquer clube ou parte tenha sido responsável pela manipulação, além dos jogadores identificados”, diz a nota.

Os nomes dos jogadores supostamente envolvidos não foram publicados por John Textor na nota oficial. “Tais provas só devem ser apresentadas a procuradores e investigadores governamentais nomeados constitucionalmente. Não tenho intenção de colocar esses indivíduos em perigo antes que eles possam agir para se defenderem e proteger”, afirmou.

Textor garante ter apresentado as provas de manipulação à Justiça Desportiva e lamenta que as denúncias não tenham tomado o caminho que desejava. Além de citar o suposto envolvimento de jogadores, o empresário se diz preparado para demonstrar combinações entre árbitros de campo e árbitros de vídeo para interferir em resultados de partidas. O Botafogo chegou a abrir 13 pontos de vantagem na liderança do Brasileiro 2023, mas sucumbiu no segundo turno, foi ultrapassado pelo Palmeiras e ficou fora até da fase de grupos da Libertadores 2024.

Quando Textor disse ter "evidências pesadas" de manipulação a favor do Palmeiras, o clube rebateu. “O Palmeiras vem adotando todas as medidas jurídicas cabíveis contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, e não pretende se manifestar novamente sobre a bizarra tentativa do caricato cartola de justificar a perda do título brasileiro de 2023. Confiamos que as autoridades competentes tomarão as providências necessárias com a urgência que o tema exige”, diz a nota.

O clube do Morumbi, citado por Textor no comunicado seu site oficial, também decidiu se manifestar. "O São Paulo Futebol Clube tomou conhecimento e repudia veementemente as graves e infundadas acusações de participação de atletas do elenco tricolor em manipulação de resultado feitas pelo dono da SAF Botafogo. Tal afirmação sem nenhum vestígio de prova ataca a idoneidade de jogadores do elenco profissional masculino e a lisura da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história. O clube já acionou seu departamento jurídico, que estudará e tomará as medidas cabíveis na esfera legal”, diz o comunicado.

Em sua nota, Textor também citou a vitória do Palmeiras por 4 a 0 sobre o Fortaleza, construída com gols de Endrick, Rony (2) e Dudu, pela 35ª rodada do Brasileiro 2022, no Allianz Parque. De forma equivocada, o empresário diz que o resultado “ajudou a garantir” o título, uma vez que o time alviverde já entrou em campo como campeão após o tropeço do Inter contra o América-MG. Segundo o norte-americano, o jogo foi “manipulado por, pelo menos, quatro jogadores do Fortaleza”.

Conteúdo Patrocinado