Palmeiras ganhou torneio na Rússia enquanto Brasil disputava Copa de 94 - Gazeta Esportiva
Palmeiras ganhou torneio na Rússia enquanto Brasil disputava Copa de 94

Palmeiras ganhou torneio na Rússia enquanto Brasil disputava Copa de 94

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/06/2020 às 07:00

São Paulo, SP

Há 26 anos, em 15 de julho de 1994, Roberto Carlos e Maurílio fizeram os gols da vitória do Palmeiras sobre o Dínamo de Moscou por 2 a 1. A vitória garantiu ao Alviverde o título da primeira Copa Lev Yashin, batizada em homenagem ao lendário goleiro da União Soviética.

Enquanto a Seleção Brasileira estava nos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo, o Verdão fez uma excursão a Rússia. A viagem foi um sucesso para os brasileiros, que também bateram o Spartak Moscou por 2 a 0 pelo mesmo torneio quadrangular. Foram mais três amistosos com outras três vitórias.

Palmeiras fez cinco jogos na Rússia em 1994 e venceu os cinco (Foto: Reprodução)


Atual campeão nacional, o Palmeiras encontrou um país em transição após o fim da União Soviética em 1991. “Era um período difícil na Rússia, muitas brigas políticas, as pessoas com medo. Lembro que chegávamos aos aeroportos do país para viajar de uma cidade para outra e não tinha mais ninguém, apenas a delegação do Palmeiras", lembrou Evair ao site do Palmeiras em 2014.

Taça da Copa Lev Yashin vencida pelo Palmeiras em 1994 (Foto: Divulgação/Palmeiras)


“Mesmo com alguns problemas, nada tirava a beleza das cidades, principalmente de Moscou. Muito bonita. Praticamente só jogávamos e voltávamos para o hotel, então não conseguia ver muita coisa. Mas tem um fato curioso. Me lembro de ter visto filas e mais filas em Moscou, muito vazia, para a inauguração da primeira loja do McDonald´s ali ou no próprio país, algo assim. Foi onde vi mais gente. Todos atrás de um sanduíche”, contou o atacante.

Dentro de campo, os palmeirenses deram uma mostra do futebol campeão brasileiro em 1993. Após sair atrás do placar com gol contra de Antônio Carlos, o Verdão se lançou à frente e teve boas chances para marcar. O empate veio dos pés de Roberto Carlos, que cobrou falta da intermediária com força característica e acertou o ângulo esquerdo da meta russa.

O lateral então passou de artilheiro para garçom e serviu Maurílio com cruzamento pela esquerda. O atacante ficou na cara do gol e só precisou dar um toque sutil para marcar.

O Alviverde jogou com: Fernández, Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Amaral e Edílson; Maurílio, Evair e Jean Carlo.

Conteúdo Patrocinado