Palmeiras completa 108 anos embalado por títulos e em busca de hegemonia no continente - Gazeta Esportiva
Palmeiras completa 108 anos embalado por títulos e em busca de hegemonia no continente

Palmeiras completa 108 anos embalado por títulos e em busca de hegemonia no continente

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/08/2022 às 00:01

São Paulo, SP

Nesta sexta-feira, véspera de jogo decisivo pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras completa 108 anos de história. Fundado por imigrantes italianos na capital paulista no dia 26 de agosto de 1914, o Verdão celebra o seu aniversário em alta, embalado por títulos e de olho em uma hegemonia na Copa Libertadores.

O clube nasceu como Palestra Itália, honrando as suas origens. A partir de 1942, passou a utilizar a alcunha Sociedade Esportiva Palmeiras depois de uma pressão política em meio à Segunda Guerra Mundial. Na época, Getúlio Vargas estabeleceu um decreto no qual proibia a menção a nomes de países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).



Com elencos históricos e vencedores, o Palmeiras logo se consolidou como uma das principais equipes do futebol brasileiro. 108 anos depois, o clube segue lutando por títulos relevantes e, atualmente, vive uma nova era de conquistas, que ficarão registradas para sempre na memória da torcida palmeirense.

Se nas décadas de 1960 e 1970 o clube contou com a Primeira e a Segunda Academia, marcadas pelo futebol vistoso e vencedor, em 2022 o elenco comandado por Abel Ferreira tem marcado história com cinco títulos conquistados em pouco menos de três anos. A lista pode aumentar, com direito a busca pela terceira taça consecutiva da Copa Libertadores.

Desde a chegada da comissão técnica portuguesa, o Palmeiras venceu Copa do Brasil (2020), Copa Libertadores (2020 e 2021), Campeonato Paulista (2022) e Recopa Sul-Americana (2022). Na atual temporada, a equipe foi eliminada da Copa do Brasil, mas segue forte entre os favoritos no Campeonato Brasileiro e na competição continental.




No Brasileirão, o Palmeiras é o líder com margem confortável. A equipe soma 49 pontos na ponta da tabela e tem oito de vantagem para o vice-líder Fluminense, que é o adversário da próxima rodada. Com o elenco reforçado na última janela de transferências, a competição nacional é o título que falta para Abel Ferreira em solo brasileiro.

Neste período sob comando do treinador português, o clube se fortaleceu na América do Sul e é o atual bicampeão da Libertadores. Em 2022, a equipe é dona da melhor campanha e está na semifinal da competição. O adversário será o Athletico-PR, dirigido por Luiz Felipe Scolari, técnico que marcou história no Verdão e conquistou o primeiro título do clube no torneio continental.

Caso supere o Furacão e, na final, conquiste a Libertadores pela terceira vez consecutiva, o Palmeiras vai se isolar como a equipe brasileira com mais títulos na competição. Atualmente, ele divide o posto com Grêmio, Santos e São Paulo, que também têm três taças.

No dia em que completa 108 anos de história, o Palmeiras lança também o seu novo terceiro uniforme. Com o slogan "Verde é tudo. Verde ou nada", o clube e a Puma, fornecedora de material esportivo, mostrou pequenos detalhes de como será a camisa, com tons de verde.

Conteúdo Patrocinado