Há 80 anos, Palestra se tornava Palmeiras por causa da 2ª Guerra Mundial - Gazeta Esportiva
Há 80 anos, Palestra se tornava Palmeiras por causa da 2ª Guerra Mundial

Há 80 anos, Palestra se tornava Palmeiras por causa da 2ª Guerra Mundial

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/09/2022 às 06:00

São Paulo, SP

Nesta quarta-feira, o Palmeiras comemora 80 anos de um momento histórico do clube. No dia 14 de setembro de 1942, foi lavrada a ata que oficializou a mudança do nome do clube, que deixou de ser Palestra pela pressão em torno da Segunda Guerra Mundial.

De um lado da guerra, estavam os Aliados, formados por Estados Unidos, Inglaterra, França e, posteriormente, União Soviética. Do outro, Alemanha, Itália e Japão integravam o Eixo. O Brasil optou por se aliar ao primeiro grupo.



De origens italianas, o Palestra Itália sofreu pressão e perseguições, depois que o governo de Getúlio Vargas, na época, decretou que representações dos países do Eixo passariam a ser vedadas em território nacional. Neste contexto, uma ordem determinava que bens de imigrantes italianos, japoneses e alemães fossem confiscados pelo Estado.

Com isso, o clube se sentiu obrigado a mudar de nome. Inicialmente, em março de 1942, o Palestra Italia passa a se chamar Palestra de São Paulo. Além disso, as cores precisaram ser alteradas, com a retirada do vermelho, permanecendo apenas o verde e o branco. A letra I, que fazia alusão ao “Italia”, também precisou ser retirada.

Ainda assim, a pressão dos órgãos do Estado seguiram, sob a justificativa de que o “Palestra” ainda remetia à Itália, apesar de a palavra ter origem grega. Com isso, os dirigentes do clube, à época, convocaram uma nova reunião para realizar a mudança que seria definitiva.



Foi assim que, em 14 de setembro de 1942, foi oficializado o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras. A sugestão do novo nome foi feita por Mário Minervino e remetia à vasta quantidade de palmeiras dentro das dependências do clube, além de fazer uma homenagem à Associação Atlética das Palmeiras, agremiação extinta que mantinha boas relações com o clube palestrino.

A alteração aconteceu nas vésperas da decisão do Campeonato Paulista daquele ano. Em 20 de setembro de 1942, o Palmeiras faz o seu primeiro jogo com o novo nome, bate o São Paulo por 3 a 1 na grande final e fica com o título, no episódio que ficou conhecido como “Arrancada Heróica”.

Neste ano, para homenagear a data, o Palmeiras promoveu ações em suas redes sociais desde a última segunda-feira, quando trocou a imagem de perfil para o escudo do Palestra Italia. Já nesta terça-feira, o símbolo do Palestra de São Paulo passou a figurar nas redes do clube. O atual escudo palmeirense voltou a ser utilizado nesta quarta-feira.

Conteúdo Patrocinado