Com alusão a 1951, Palmeiras comemora vaga para novo Mundial de Clubes: “Pioneirismo” - Gazeta Esportiva
Com alusão a 1951, Palmeiras comemora vaga para novo Mundial de Clubes: “Pioneirismo”

Com alusão a 1951, Palmeiras comemora vaga para novo Mundial de Clubes: “Pioneirismo”

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/03/2023 às 17:03

São Paulo, SP

Nesta terça-feira, pelas suas redes sociais, o Palmeiras comemorou a sua participação na primeira edição do novo Mundial de Clubes, em 2025, confirmado pela Fifa após o congresso realizado em Kigali (Ruanda).

Ao fazer a publicação sobre o tema, o Palmeiras fez alusão ao título da Copa Rio de 1951, considerado pelo clube como o primeiro mundial da história e destacou o “pioneirismo” na competição.



“Pioneirismo que fala! Dono da #AméricaV3rde em 2021, o #PrimeiroCampeãoMundial foi confirmado pela Fifa na primeira edição do novo formato da Copa do Mundo de Clubes, em 2025!”, escreveu o Verdão em seu perfil oficial.

A conquista ou não do título mundial pelo Palmeiras é motivo de provocação dos rivais. O Palmeiras defende que conquistou o mundo em 1951, ao faturar a Copa Rio daquele ano. Na decisão, a equipe ficou com a taça ao empatar por 2 a 2 com a Juventus, da Itália, no Maracanã - o Verdão havia vencido o primeiro jogo da final por 1 a 0. O torneio reuniu, além dos dois clubes, o Vasco da Gama, Estrela Vermelha, Sporting de Lisboa, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional-URU.



Para homenagear a conquista e reafirmar a sua posição, o Palmeiras passou a incluir em seu uniforme uma estrela vermelha acima do escudo, em alusão ao título da Copa Rio. A inclusão já era prevista no estatuto do clube.

Apesar da Fifa mais de uma vez classificar a Copa Rio como Mundial em matérias especiais, o clube segue não constando na lista de campeões mundiais no portal da entidade. Apenas os títulos a partir de 2000 são categorizados dessa forma, como "Copa do Mundo de Clubes".


Mundial em novo formato


A Fifa anunciou nesta terça-feira a data e o novo formato do Mundial de Clubes. As mudanças passam a valer a partir de 2025, quando a disputa do torneio está prevista pra o mês de junho. Serão 32 equipes na competição, que passa a ser disputada de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo.

A Conmebol terá seis vagas diretas, com quatro delas sendo distribuídas para os vencedores da Libertadores entre 2021 e 2024. Por conta disso, Palmeiras e Flamengo já garantem sua participação no próximo Mundial, já que foram os times que conquistaram a competição nos últimos dois anos. Os outros dois lugares ainda serão definidos pela confederação.

Ao todo, a Uefa ficará com 12 vagas para o torneio, também priorizando os campeões continentais dos quatro anos que antecederam a competição. Com isso, Chelsea e Real Madrid são outros dois times que estão garantidos em 2025.

AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (Américas do Norte e Central) terão quatro vagas diretas para cada, enquanto a OFC (Oceania) terá somente uma. Além disso, a Fifa anunciou que o país-sede também terá um lugar assegurado no torneio.

Conteúdo Patrocinado