Giampiero Ventura é apresentado como novo técnico da seleção italiana - Gazeta Esportiva
Giampiero Ventura é apresentado como novo técnico da seleção italiana

Giampiero Ventura é apresentado como novo técnico da seleção italiana

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/07/2016 às 21:03 • Atualizado: 19/07/2016 às 21:06

São Paulo, SP

Giampero Ventura é a apresentando à seleção italiana (Foto: Carlo Hermann/AFP)
Giampiero Ventura é a apresentando à seleção italiana (Foto: Carlo Hermann/AFP)


A Federação Italiana de Futebol anunciou, no mês de junho, que Giampiero Ventura assumiria o comando da seleção da Itália assim que a Eurocopa terminasse. Nesta terça-feira, a instituição apresentou o novo treinador da Azzurra, que ficará responsável pelo elenco até o final da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Aos 68 anos, o técnico assume a seleção após cinco anos comandando o Torino, equipe que ajudou a retornar para a primeira divisão em 2012. Em entrevista coletiva junto com o presidente da Federação, Carlo Tavecchio, Ventura ressaltou seu orgulho por ter assumido o cargo, elogiou o ex-treinador Antonio Conte e alfinetou a decisão de Pellè, que acabou de acertar com o clube chinês Shandong Luneng.

“Estou feliz por estar aqui, mas também estou orgulhoso por terem me escolhido para representar um dos países mais importantes para o mundo do futebol. Agradeço ao ex-comandante, Conte, por ter me deixado uma equipe com conhecimentos. Isso já me permite começar com certa vantagem”, declarou.

Carlo Tavecchio também demonstrou gratidão ao trabalho realizado por Antonio Conte, atualmente no Chelsea, e encheu Ventura de elogios. “Agradeço ao que Conte fez pela seleção. Ele nos deu uma nova imagem, criou um estilo diferente. Esforçou-se pela equipe e não por suas individualidades. Ventura é um mestre do futebol. Sempre pensei nele como futuro treinador da seleção”, revelou o presidente.

Segundo Ventura, Conte conseguiu extrair o que tinha de melhor no elenco que participou da Euro 2016. “O trabalho de Conte funcionou até certo ponto, mesmo sem ter um grupo tão bom como era o de Marcelo Lippi na Itália campeã da Copa do Mundo de 2006. Ainda assim, os jogadores que foram à Eurocopa precisam trabalhar bastante para chegarem àquele nível”, disse.

O atacante Graziano Pellè fechou contrato com o Shandong Luneng, da China, por dois anos e meio (Foto: Divulgação/Shandong Luneng)
O atacante Graziano Pellè fechou contrato com o Shandong Luneng, da China, por dois anos e meio (Foto: Divulgação/Shandong Luneng)


Apesar dos elogios, Giampiero Ventura também aproveitou para criticar a decisão do atacante Graziano Pellè, que acabou de acertar com o Shandong Luneng, em negociação que tirou espaço do brasileiro Diego Tardelli no elenco do clube chinês.

“Os jogadores precisam manter o desejo de ganhar títulos com a seleção. Indo para uma liga menor, só dificulta ainda mais as coisas”, disse. “50% é por ir para a China, o resto está ligado aos grandes salários. Um jogador precisa ser forte psicologicamente para saber discernir o que é melhor para sua carreira", acrescentou.

O técnico divulgará sua primeira convocação no final do mês de agosto, quando iniciará sua preparação para a estreia oficial da seleção italiana, no dia 1 de setembro, em um amistoso contra a vice-campeã da Euro 2016, França.

Conteúdo Patrocinado