Longe da família, Fernando Pacheco fala sobre confinamento no Rio de Janeiro - Gazeta Esportiva
Longe da família, Fernando Pacheco fala sobre confinamento no Rio de Janeiro

Longe da família, Fernando Pacheco fala sobre confinamento no Rio de Janeiro

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

25/03/2020 às 21:09

Rio de Janeiro, RJ

Fernando Pacheco não retornou para o Peru (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)


Com a paralisação das atividades por causa da pandemia de coronavírus, os jogadores do Fluminense, assim como a população carioca, está de quarentena. O peruano Fernando Pacheco, reforço que chegou neste início de temporada ao clube, falou sobre este período sem a presença da família.

"Desde pequeno vivemos sem o convívio diário com nossos parentes, em busca do nosso sonho. É um hábito que adquirimos, vivendo em alojamentos, outras cidades e, no meu caso hoje, em outro país. Mas a grande diferença, nesse momento, é o contato zero, mesmo com pessoas não tão próximas. Acredito que viver sozinho também é uma experiência, um aprendizado", disse ao site do clube.

Pacheco destacou que tem se comunicado com os familiares com auxílio da internet. Além disso, os treinos diários têm ajudado a passar o tempo.

"Tenho usado muito a internet para conversar com minha família e amigos no Peru. Com os aplicativos que facilitam as conversas em vídeo, podemos ver as reações das pessoas do outro lado, o semblante de cada um. É diferente de uma ligação telefônica, sem dúvida é mais confortante. Além disso, recebo muito o carinho do torcedor Tricolor. O hábito do exercício físico também ajuda mentalmente, tanto na percepção da manutenção das atividades quanto sensação de bem-estar. Tenho assistido séries e filmes, o que também ajuda a ficar mais calmo e passar o tempo", declarou.

Além do preparo físico, a comissão técnica também se preocupa com o aspecto psicológico dos atletas durante a quarentena. A psicóloga do clube, Emily Gonçalves, falou sobre as recomendações passada aos tricolores.

"Essa é uma situação nova para todo mundo, mas, sem dúvida, pode ser mais crítica para as pessoas que moram sozinhas. A falta de interação, conversa e, até mesmo, apenas a presença do outro pode gerar preocupação e ansiedade. Recorrer à tecnologia é um bom caminho para minimizar essa falta. Conversar com pessoas em tempo real, agora com a facilidade das videoconferências, onde você pode ver seu interlocutor ajuda muito", falou.

As atividades no Fluminense seguem suspensas por tempo indeterminado. Com o adiamento do Campeonato Carioca para o fim de abril, os tricolores só devem se posicionar após as autoridades liberarem a população da quarentena.

Conteúdo Patrocinado