Flamengo pode ir ao Mundial de 2021 mesmo se não for campeão da Libertadores - Gazeta Esportiva
Flamengo pode ir ao Mundial de 2021 mesmo se não for campeão da Libertadores

Flamengo pode ir ao Mundial de 2021 mesmo se não for campeão da Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

12/11/2019 às 15:48 • Atualizado: 12/11/2019 às 15:48

Rio de Janeiro, RJ

Gabigol é o artilheiro do Flamengo na temporada (Foto: Alexandre Vidal e Paulo Reis/CRF)


O Mundial de Clubes da Fifa vai mudar a partir de sua edição de 2021, conforme a entidade anunciou em março deste ano. O novo torneio, que será realizado na China entre 17 de junho a 4 de julho, contará com 24 clubes, sendo oito da Europa e seis da América do Sul. As outras dez vagas serão distribuídas pelas demais confederações.

Os critérios de classificação para a competição, que passará a ser realizada apenas a cada quatro anos, ficarão a cargo de cada confederação, e a Conmebol ainda não confirmou oficialmente como escolherá os clubes do continente. A tendência é que quatro vagas sejam destinadas aos campeões da Libertadores e Sul-Americana dos dois anos anteriores ao torneio, neste caso 2019 e 2020.



A ideia inicial da Conmebol era realizar um torneio, a Supercopa dos Campeões da Libertadores, para definir as duas vagas restantes, mas em reunião com as federações nacionais, não se chegou a um acordo quanto ao formato e as datas para a nova competição.

Especula-se então que, os outros dois participantes possam ser os vice-campeões da Libertadores. Assim, os finalistas de 2019 e 2020 da Libertadores e os campeões da Sul-Americana desses mesmos anos, podem garantir a vaga na China.

Se o critério for confirmado, Flamengo-BRA, Ríver Plate-ARG e Independiente Del Valle-EQU, serão os primeiros três clubes garantidos na China em 2021.

Conteúdo Patrocinado