Futebol

Flamengo pode ir ao Mundial de 2021 mesmo se não for campeão da Libertadores

Gazeta Press - Rio de Janeiro , RJ
12/11/2019 15:48:27 — 12/11/2019 15:48:49

Em: Bastidores, Flamengo, Mundial de Clubes, Notícias
Gabigol é o artilheiro do Flamengo na temporada (Foto: Alexandre Vidal e Paulo Reis/CRF)

O Mundial de Clubes da Fifa vai mudar a partir de sua edição de 2021, conforme a entidade anunciou em março deste ano. O novo torneio, que será realizado na China entre 17 de junho a 4 de julho, contará com 24 clubes, sendo oito da Europa e seis da América do Sul. As outras dez vagas serão distribuídas pelas demais confederações.

Os critérios de classificação para a competição, que passará a ser realizada apenas a cada quatro anos, ficarão a cargo de cada confederação, e a Conmebol ainda não confirmou oficialmente como escolherá os clubes do continente. A tendência é que quatro vagas sejam destinadas aos campeões da Libertadores e Sul-Americana dos dois anos anteriores ao torneio, neste caso 2019 e 2020.

Mais vídeos em videos.gazetaesportiva.com

A ideia inicial da Conmebol era realizar um torneio, a Supercopa dos Campeões da Libertadores, para definir as duas vagas restantes, mas em reunião com as federações nacionais, não se chegou a um acordo quanto ao formato e as datas para a nova competição.

Especula-se então que, os outros dois participantes possam ser os vice-campeões da Libertadores. Assim, os finalistas de 2019 e 2020 da Libertadores e os campeões da Sul-Americana desses mesmos anos, podem garantir a vaga na China.

Se o critério for confirmado, Flamengo-BRA, Ríver Plate-ARG e Independiente Del Valle-EQU, serão os primeiros três clubes garantidos na China em 2021.




  • Giulliano Lorraine

    Acho que os da Sulamericana não são gabaritados para o Mundial, afinal, os clubes eliminados da Libertadores ainda na 1° fase já entram nas oitavas de finais da Sulamericana. Ou seja, disputam clubes bem inferiores aos da Libertadores para dar a eles o direito de disputar o Mundial. Muito mal feito isso! Dê as vagas somente aos campeões da Libertadores, e as últimas vagas, faça um torneio com os 4 semi finalistas das últimas edições. Levarão oque há de melhor na America do Sul. Agora esquece campeões da segunda divisão da CONMEBOL.

    • Edward Blinke Junior

      Complicado! É justo em partes, pois o campeão da libertadores de 3 anos atrás com certeza ja nao é o mesmo time atual… Sobre a Sulamericana eu concordo, acho que seria melhor mesmo levar apenas os campeoes da Libertadores. Esse mundial ai ta esquisito, vamos ver no que vai dar isso ai.

  • Brasuca2

    CONCORDO PLENAMENTE GIULLIANO, SULAMERICANA É SEGUNDA DIVISÃO DA LIBERTA…DEVE SE PREMIAR MESMO É OS MELHORES CLASSIFICADOS DAS ÚLTIMAS LIBERTADORES E ESPERO SINCERAMENTE QUE OS GRANDES EUROPEUS(QUE NÃO CONSIDERAM MAIS IMPORTANTE ESSES”MUNDIAIS DA FIFA”DO QUE SEUS CAMPEONATOS NACIONAIS)VENHAM PARTICIPAR COM SEUS JOGADORES PRINCIPAIS, SENÃO SERÁ MAIS UM TORNEIÃO COMO DE 2000,TENHO DITO.