Luis Enrique deixa o comando da Espanha e seleção já tem substituto - Gazeta Esportiva
Luis Enrique deixa o comando da Espanha e seleção já tem substituto

Luis Enrique deixa o comando da Espanha e seleção já tem substituto

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/12/2022 às 09:17 • Atualizado: 08/12/2022 às 10:57

São Paulo, SP

A Federação Espanhola comunicou na manhã desta quinta-feira que optou por não dar continuidade ao trabalho do técnico Luis Enrique à frente da seleção nacional. A decisão foi tomada após a eliminação da equipe na Copa do Mundo do Catar, diante de Marrocos, nas oitavas de final.



O presidente da entidade, Luis Rubiales, e o diretor esportivo, José Francisco Molina, já informaram o comandante sobre a mudança. Segundo nota divulgada, a ideia é "iniciar um novo projeto na seleção da Espanha".

"A Federação deseja enfaticamente a Luis Enrique e sua equipe boa sorte em seus futuros projetos profissionais. O treinador conquista o carinho e a admiração dos seus colaboradores da seleção e de toda a Federação, que será sempre a sua casa", disse o comunicado.



O treinador havia assumido o comando do time logo após a queda do Mundial de 2018, no posto que era ocupado por Fernando Hierro. Ao longo destes quatro anos, promoveu um trabalho de renovação e deu espaço a jogadores jovens como Ansu Fati, Pedri e Gavi.

Ele chegou à semifinal da Liga das Nações em duas das três edições que disputou. Além disso, levou a equipe até a semifinal da Eurocopa de 2020, sendo eliminado para a então campeã Itália. De acordo com o Diario AS, Luis Enrique já vinha dando "sinais de esgotamento há meses".



Minutos após sua demissão, a seleção já anunciou o substituto: Luis de la Fuente, exaltado pelo trabalho na equipe sub-21 da Espanha. O comandante foi campeão europeu pela categoria e, anos antes, conquistou o título da Eurocopa pelo sub-19. Ele também foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, na final contra o Brasil.

O nome deve ser aprovado pelo conselho na próxima segunda-feira. Já sua estreia está prevista para março, em partidas diante de Noruega e Escócia, pela fase classificatória à Eurocopa de 2024, que acontecerá na Alemanha.

Conteúdo Patrocinado