Retorno ao Pacaembu deixa Tite saudosista com a Libertadores de 2012 - Gazeta Esportiva
Retorno ao Pacaembu deixa Tite saudosista com a Libertadores de 2012

Retorno ao Pacaembu deixa Tite saudosista com a Libertadores de 2012

Gazeta Esportiva

Por Helder Júnior

01/04/2016 às 18:53 • Atualizado: 15/12/2016 às 17:27

São Paulo, SP

Pacaembu foi a casa corintiana na Libertadores de 2012 (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Pacaembu foi a casa corintiana na Libertadores de 2012 (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Tite fechou os olhos, pensativo e sorridente, enquanto ouvia uma pergunta sobre a emoção que sentia por retornar ao Pacaembu. Nesta sexta-feira, o técnico levou o Corinthians para treinar no estádio municipal, onde foi campeão da Copa Libertadores da América de 2012 e onde disputará clássico contra o Palmeiras no domingo.

“Quando chegamos aqui, lembrei-me de três coisas”, comentou Tite, saudosista. Duas delas eram memórias da campanha vitoriosa no torneio continental de quatro anos atrás, encerrada com uma semifinal contra o Santos e uma decisão diante do argentino Boca Juniors.

“A primeira coisa de que lembrei foi quando estávamos chegando para enfrentar o Santos. O nosso ônibus era todo escuro, sem símbolo, então a torcida começou a nos hostilizar, achando que éramos o Santos. O Roberto (de Andrade, hoje presidente e então diretor de futebol) mandou acenderem a luz logo para mostrar que éramos nós”, sorriu Tite.

Diferentemente daquele dia, o Corinthians foi ao Pacaembu com um ônibus que o identificava nesta tarde, atraindo a atenção de alguns torcedores presentes nos arredores do estádio. Já lá dentro, Tite deparou com uma faixa com a inscrição “Welcome to Pacaembu”.

“Depois que entrei, a sensação inevitável foi a da final da Libertadores”, confessou o técnico, antes de unir uma recordação do título brasileiro de 2011, conquistado em um jogo contra o Palmeiras também no Pacaembu, à lista. “A entrada do túnel me remete ao Brasileiro, em que tenho uma emoção particular em relação ao meu pai.”

Técnico se consagrou com a conquista continental de quatro anos atrás (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Técnico se consagrou com a conquista continental de quatro anos atrás (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Apesar de empolgado para falar das conquistas pelo Corinthians, Tite observou que também já pisou no Pacaembu como adversário. “Tenho uma lembrança boa com o São Caetano e uma em que fiquei louco da vida porque bateram uma falta com a bola rolando e perdi por 2 a 0 com o Internacional”, comentou.

Tite está próximo de ampliar a sua história no estádio municipal. Justamente para que o Derby de domingo se transforme em mais uma boa lembrança, ele fez questão de visitar o Pacaembu com o seu elenco já nesta sexta-feira. “Isso faz diferença para a gente se acostumar com a grama daqui, que é diferente, um pouco maior. Quanto mais próximo das situações de jogo, melhor”, afirmou.

A última partida que o Corinthians disputou no Pacaembu também foi como visitante e contra o Palmeiras. Em 25 de outubro de 2014, a equipe então comandada por Mano Menezes alcançou um empate por 1 a 1 com gol do meia Danilo, já nos acréscimos. O atacante Henrique anotou para o rival.

Conteúdo Patrocinado