Mesmo com grandes contratações, Cantillo segue em alta com Sylvinho no Corinthians - Gazeta Esportiva
Mesmo com grandes contratações, Cantillo segue em alta com Sylvinho no Corinthians

Mesmo com grandes contratações, Cantillo segue em alta com Sylvinho no Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/01/2022 às 07:00

São Paulo, SP

O Corinthians tem contratado, desde o ano passado, grandes nomes para a temporada de 2022, casos de Renato Augusto, Giuliano, Willian e, mais recentemente, Paulinho. No entanto, um jogador que já estava no elenco antes segue em alta com o treinador: Cantillo.

Algo que chama atenção é que nenhuma contratação realizada até agora teve como alvo a posição de primeiro volante, o que pode dar indício de que Cantillo inicie a temporada entre os titulares.

A Gazeta Esportiva apurou que o colombiano é muito bem cotado por Sylvinho e está em alta com toda a comissão técnica pela qualidade que entrega ao time, principalmente na transição entre defesa e ataque.

Vale lembrar alguns dados. O volante chegou ao clube em janeiro de 2020, ainda na era Tiago Nunes. De lá para cá, são 66 jogos disputados, dois gols e cinco assistências, no total. Com Sylvinho, foram 22 jogos em campo (21 pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil), 18 vezes como titular.




No último Derby de 2021, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador bancou Cantillo no time titular, mesmo com reclamações de que ele poderia não ser tão combativo quanto Xavier, por exemplo (Gabriel estava suspenso). Porém, o colombiano se destacou na partida que teve Roger Guedes, com dois gols contra seu ex-time, como grande estrela.

O treinador também utiliza comumente outras duas peças, Gabriel, como mencionado, e Du Queiroz. Os números do Footstats indicam superioridade de Cantillo em relação aos companheiros em alguns quesitos no último Campeonato Brasileiro:

Jogos:
Gabriel: 31 jogos
Cantillo: 21 jogos
Du: 16 jogos

Passes certos:
Gabriel: 92.4%
Cantillo: 94.3%
Du: 91.85%

Passes errados:
Gabriel: 7.6%
Cantillo: 5.7%
Du: 8.15%

Desarmes certos:
Gabriel: 80.9%
Cantillo: 81.58%
Du: 95.65%

Lançamentos certos:
Gabriel: 32.5%
Cantillo: 52.38%
Du: 38.89%

Faltas cometidas:
Gabriel: 41 faltas (média de 1,32)
Cantillo: 18 faltas (média de 0,82)
Du: 17 faltas (média de 1,06)

Perda da posse da bola:
Gabriel: média de 1,0
Cantillo: média de 1,0
Du: média de 2,0

Cartões amarelos recebidos:
Gabriel: 6 cartões
Cantillo: 3 cartões
Du: 1 cartão

Cartões vermelhos recebidos:
Gabriel: 1 cartão
Cantillo: 0
Du: 0



Diante desse cenário e também da boa relação com Sylvinho, Cantillo pode ter alguma vantagem para uma vaga no time titular do Corinthians nesse início de temporada, ainda que, na última sexta-feira, Gabriel tenha sido o escolhido em um primeiro esboço do time no ano. Cantillo foi seu substituto após alteração na formação inicial.

O Alvinegro faz sua estreia no Campeonato Paulista no dia 25 de janeiro contra a Ferroviária, na Neo Química Arena.

Conteúdo Patrocinado