Em nota oficial, Odebrecht garante Itaquera "totalmente seguro" - Gazeta Esportiva
Em nota oficial, Odebrecht garante Itaquera "totalmente seguro"

Em nota oficial, Odebrecht garante Itaquera "totalmente seguro"

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/11/2016 às 13:35 • Atualizado: 26/11/2016 às 19:53

São Paulo, SP

A relação entre o Corinthians e a construtora Odebrecht segue por caminhos tortuosos. Depois do clube divulgar fotos de problemas no estádio de Itaquera, a empresa se posicionou neste sábado em nota oficial, garantindo que o estádio é "totalmente seguro".

A empresa afirma que o Corinthians, além de proprietário, é também o responsável pela manutenção da arena. Em nota, a Odebrecht conta que, mesmo não sendo responsável pela manutenção do estádio, identificou, na última sexa-feira, uma deposição de lama no interior do reservatório, e que tomou providências.

 

Arena Corinthians receberá público neste sábado (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Estádio receberá bom público neste sábado (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Apesar de rechaçar qualquer chance de risco aos torcedores, a empresa afirmou que a conclusão dos trabalhos iniciados é necessária.

"Embora hoje a ocorrência não comprometa a segurança da estrutura do estádio, lembrando que o mesmo foi recentemente vistoriado por autoridades públicas, a conclusão dos trabalhos iniciados é necessária", afirmou.

O Corinthians entra em campo neste sábado, contra o Atlético-PR, em jogo decisivo para o clube no Campeonato Brasileiro. O duelo ocorre em Itaquera, às 21h00 (de Brasília).

Confira na íntegra a nota oficial da Odebrecht:

A Arena Corinthians é totalmente segura para seus frequentadores, conforme atestaram as vistorias recentes da Defesa Civil, Ministério Público Estadual e Prefeitura de São Paulo.

O Corinthians, além de ser o operador do Estádio, é também o responsável pela gestão da Manutenção Preventiva e Corretiva da Arena, conforme contrato estabelecido pelo mesmo e o Fundo Imobiliário.

O desacoplamento da tubulação de águas pluviais (chuva) deveria ter sido identificado nas inspeções de rotina previstas no Manual de Uso, Operação e Manutenção da Arena (de posse do Clube desde o ano de 2015), já que o evento não é recente conforme apontado em Laudo de consultor geotécnico que esteve no local no dia 21/11. Diferentemente do descrito na carta encaminhada pelo Clube, existe acesso ao sistema, tubulações e reservatório de amortecimento de chuvas (conhecido como piscinão), para as devidas inspeções de rotina.

Mesmo não sendo a responsável pela manutenção, a CNO, através dos seus técnicos, identificou na última sexta-feira (18), uma deposição de lama no interior do reservatório. O fato foi imediatamente informado ao Corinthians e a CNO, tomou, por precaução, providências imediatas para remover o material acumulado no piscinão e recompor a parte danificada da rede de escoamento. A CNO tomou a decisão de inspecionar a Arena Corinthians em função das recentes publicações de imprensa explorando de forma descontextualizada fotos e imagens antigas, colocando indevidamente a segurança da Arena sob suspeita. Também a decisão de fazer a limpeza e reparos na tubulação do piscinão foi tomada para salvaguardar a imagem pública da Arena e a confiança de seus frequentadores.

O Corinthians, porém, assessorado pelo Escritório Molina &Reis, determinou no dia 23/11 a paralisação das atividades. A CNO lamenta também o fato de a auditoria, contratada pelo Clube e cuja coordenação é desse mesmo escritório, já ter identificado a situação anteriormente e não ter tomado as devidas providências para o conserto, caracterizando uma completa omissão. 


A CNO notificou o FII e o Corinthians informando que, embora hoje a ocorrência não comprometa a segurança da estrutura do estádio, lembrando que o mesmo foi recentemente vistoriado por autoridades públicas, a conclusão dos trabalhos iniciados é necessária.

Conteúdo Patrocinado