Tite vê Seleção prejudicada por calendário, que deve ser ajustado em 2020 - Gazeta Esportiva
Tite vê Seleção prejudicada por calendário, que deve ser ajustado em 2020

Tite vê Seleção prejudicada por calendário, que deve ser ajustado em 2020

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/10/2018 às 12:28 • Atualizado: 26/10/2018 às 12:33

São Paulo, SP

Tite não convocou atletas que atuam no Brasil para não prejudicar Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)


Nesta sexta-feira, o técnico Tite anunciou a sua convocação para os últimos dois amistosos do ano. Para escolher os 23 atletas que representarão o país em novembro, o treinador decidiu evitar jogadores que atuem no futebol brasileiro, para não prejudicar a disputa das rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

A única exceção a esse fato será o zagueiro Dedé, que defende o Cruzeiro. Segundo o gerente de seleções, Edu Gaspar, a convocação do defensor ocorre numa ação em conjunto da comissão técnica da Seleção e o clube mineiro, que já não possui grandes pretensões no ano após a conquista da Copa do Brasil.


Mesmo assim, Dedé desfalcará o Cruzeiro em pelo menos dois jogos do campeonato nacional, diante do Corinthians, dia 14/11, no Mineirão, e São Paulo, dia 18/11, no Morumbi, válidos pela 34ª e 35ª rodada da competição. Para o confronto da 36ª rodada, contra o Vitória, o zagueiro é dúvida, já que o duelo acontece um dia após o amistoso contra Camarões.

Apesar de evitar as escolhas de atletas atuando no Brasil, Tite novamente não escondeu o seu descontentamento de novamente encontrar problemas na hora de convocador a equipe. Na coletiva, o comandante deu a entender que convocaria atletas do Palmeiras e Corinthians, porém  não citou nomes.




"Tivemos uma reunião. Caboclo, Rogerio, eu e Edu. Para reconduzir essa situação. Traz prejuízo ao atleta, à entidade, à Seleção. Procuramos retirar esses problemas, porque eles afetam. Por exemplo, será que o Paquetá não vindo ele seria vendido, nos termos comerciais, pelo valor que foi? Se eu tivesse mais tempo com ele, será que não estaria no time titular? São respostas que a gente ta procurando sim encontrar uma forma no calendário para amenizar esses fatores. O Arrascaeta precisou viajar tantas horas. A integridade física do atleta pode ser afetada. Estamos buscando soluções para isso", revelou.

Edu Gaspar revelou ainda que a expectativa da CBF é de que esse problema de calendário e data-Fifa seja solucionado em 2020. Para a próxima temporada, o gerente lembrou que o planejamento já foi feito e não pode ocorrer alterações.

"O calendário é montado de cima pra baixo. Tem as datas fifa, as datas de Conmebol, do Brasileiro e os Estaduais. Embora a Conmebol não coloque jogos em data Fifa, vale lembrar que dividiram questões de Libertadores e Sul-Americana. Antigamente jogavam terça, quarta e quinta, hoje espalhou e diminuiu a possibilidade para os jogos do calendário brasileiro", explicou.



 

Conteúdo Patrocinado