Presidente da CBF chefiará delegação do Brasil na Copa do Mundo do Catar - Gazeta Esportiva
Presidente da CBF chefiará delegação do Brasil na Copa do Mundo do Catar

Presidente da CBF chefiará delegação do Brasil na Copa do Mundo do Catar

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/11/2022 às 18:05 • Atualizado: 07/11/2022 às 19:49

São Paulo, SP

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, será o chefe de delegação da Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro. A notícia foi dada por Juninho Paulista antes da divulgação dos 26 nomes que representarão o Brasil no Mundial.

"Nós entendemos que, pela grandeza da competição, o dia a dia institucional teria que ser representado pelo nosso presidente. Fizemos esse pedido a ele e o pedido foi acatado. É com muita honra e com muito prazer que eu anuncio o nosso chefe de delegação para a Copa do Mundo, o presidente Ednaldo Rodrigues", disse o coordenador.

Com a nomeação de Rodrigues para a função, um hiato de 40 anos é quebrado: o último presidente da entidade a ser chefe de delegação em uma Copa foi Giulite Coutinho, em 1982, na Espanha. Na Copa passada, Rogério Caboclo, ainda diretor executivo "apesar de já ter sido escolhido como presidente) exerceu o papel na Rússia.




O chefe de delegação da Seleção Brasileira nas Copas passadas quase sempre esteve ligado aos clubes brasileiros. Em 2014, por exemplo, Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba, foi o escolhido, enquanto, em 2010, Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, foi quem teve o papel.

Em 2022, ano do último título brasileiro, no pentacampeonato, Weber Ribeiro, presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, exerceu a função na Copa da Coreia do Sul e do Japão.

Ednaldo Rodrigues é natural de Vitória da Conquista, na Bahia, e foi escolhido, em agosto de 2021, para gerir a CBF interinamente substituindo Rogério Caboclo, que fora afastado pela Comissão de Ética da entidade.

Ele permaneceu como presidente em exercício do órgão até a Assembleia Geral Eleitoral de 23 de março de 2022, que o escolheu para exercer o cargo até 2026.

Candidato único pela chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro", foi eleito com a quase totalidade dos votos: 26 das 27 Federações Estaduais, 20 Clubes da Série A e 19 dos 20 Clubes da Série B do Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Patrocinado