Jogadores reconhecem "vergonha" e pedem reflexão após vexame - Gazeta Esportiva
Jogadores reconhecem "vergonha" e pedem reflexão após vexame

Jogadores reconhecem "vergonha" e pedem reflexão após vexame

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/06/2016 às 10:00

São Paulo, SP

Os brasileiros reclamam desesperadamente pelo gol de mão do Peru (Foto: Jim Rogash/AFP)
Os brasileiros reclamam desesperadamente pelo gol de mão do Peru (Foto: Jim Rogash/AFP)


A Seleção Brasileira viveu mais um episódio vexatório em sua história na noite do último domingo, em Foxborough, nos Estados Unidos. Embora tenha sofrido um gol de mão, a equipe pentacampeã mundial não soube reagir e acabou perdendo por 1 a 0 para o Peru, sendo eliminada ainda na fase de grupos da Copa América Centenário, o que não ocorria desde a edição de 1987, na Argentina. Após a derrota, os jogadores reconheceram o péssimo momento pelo qual o time nacional passa nos últimos anos e ressaltaram a necessidade de uma reflexão aprofundada.

Integrante do Grupo B da competição, o Brasil deixa os Estados Unidos com uma campanha de apenas quatro pontos, oriundos de um empate sem gols com o Equador na estreia e da acachapante vitória por 7 a 1 diante do frágil Haiti. Peruanos e equatorianos se classificaram às quartas de final para enfrentar Colômbia e Estados Unidos, respectivamente.

A fase mais obscura da Seleção Brasileira começou no dia oito de julho de 2014, quando sofreu o humilhante 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo, em pleno Mineirão. No ano seguinte, a equipe canarinha caiu nas quartas de final da Copa América do Chile após perder para o Paraguai nos pênaltis, em roteiro idêntico ao da eliminação da mesma competição, mas em 2011, na Argentina. Nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil ocupa o modesto sexto lugar, fora da zona de classificação ao Mundial.

"Em um momento como esse, você tem que juntar, ver o que esta errado e pensar no futuro. Temos que ver o que fizemos de certo, errado e melhorar. Acho que de uma forma geral jogamos bem contra o Equador, fizemos um grande jogo contra o Haiti, hoje (domingo) foi muito equilibrado, o Peru jogava por uma bola, fizeram o gol, então temos que aprender a apanhar um pouco e também às vezes jogar com o regulamento. Agora temos temos que ter paciência, pedir desculpa, estou muito triste, espero daqui pra frente melhorar", analisou Renato Augusto.

O lateral direito Daniel Alves ecoou os pensamentos do meia e pediu um "algo a mais" para reverter a má fase da Seleção. "Temos que fazer reflexões e tentar colocar um pouco mais de nossa parte. O 100% que estamos dando não está sendo suficiente, então a gente tem que rever o que estamos fazendo. Não queríamos viver essa situação, mas infelizmente é o que está acontecendo. Agora é repensar o que estamos fazendo e tentar melhorar", receitou o jogador, que deverá defender a Juventus na próxima temporada.

Daniel Alves não conseguiu acompanhar Ruidíaz, autor do gol de mão que eliminou o Brasil (Foto: Jim Rogash/AFP)
Daniel Alves não conseguiu acompanhar Ruidíaz, autor do gol de mão que eliminou o Brasil (Foto: Jim Rogash/AFP)


"Não é só o torcedor, é frustrante pra gente que tá aqui. Deixamos de ter momentos com a família pra estar aqui, porque acreditamos que podemos reverter essa situação. Pra você evoluir, tem que aceitar a situação em que você está vivendo. Temos que nos fortalecer e fazer algo a mais, porque isso não está sendo suficiente", acrescentou o atleta de 33 anos.

Já o goleiro Alisson viu como injusto o resultado diante dos peruanos embora tenha admitido ter sido um vexame o placar final. "Sentimento muito ruim. Como todo brasileiro deve estar envergonhado, triste, mas a gente tem que analisar o outro lado do jogo. Jogamos melhor que o Peru, mas futebol é resultado. É um momento muito complicado, temos que erguer a cabeça, ter serenidade pra analisar tudo isso e melhorar", disse o arqueiro, que, assim como o zagueiro Miranda, não atribuiu a eliminação ao gol de mão.

"É uma vergonha pra todos nós, mas faz parte do futebol, quem está lá dentro está sujeito a isso, sofremos com o gol irregular, mas acontece, faz parte do futebol", resignou-se.

Conteúdo Patrocinado