Brasil não faz sua parte e perde vaga no Mundial sub-20 para a Argentina - Gazeta Esportiva
Brasil não faz sua parte e perde vaga no Mundial sub-20 para a Argentina

Brasil não faz sua parte e perde vaga no Mundial sub-20 para a Argentina

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/02/2017 às 22:48 • Atualizado: 25/05/2017 às 17:51

São Paulo, SP

A Seleção Brasileira sub-20 tinha a vaga no Mundial da categoria até os 49 minutos do segundo tempo do clássico contra a Argentina, na última quinta. O gol de empate naquela ocasião adiou a definição para a última rodada do Hexagonal Final do Sul-Americano. E, neste sábado, os argentinos fizeram sua parte ao vencerem a Venezuela por 2 a 0. Em seguida, foi a vez do Brasil entrar em campo contra a já eliminada Colômbia. Mas, talvez as novas promessas brasileiras não tenham suportando a pressão pela necessidade da vitória. No fim, o empate por 0 a 0 no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, não foi suficiente.

Desta forma, depois de levar a Seleção Brasileira ou inédito ouro Olímpico, Rogério Micale iguala as piores campanhas da equipe sub-20 ao não conseguir classificar o time para a disputa da Copa do Mundo da categoria, assim como já acontecera em 1979 e 2013. Sem o Brasil, o Mundial será disputado a partir de 20 de maio, na Coreia do Sul. Uruguai, Equador, Venezuela e Argentina serão os representantes do continente.

Maior campeão da história da competição, com 11 títulos, a Seleção Brasileira se despediu do Sul-Americano na quinta colocação, com seis pontos, um a menos que Equador, Venezuela e Argentina. Com 12 pontos no Hexagonal Final, o Uruguai acabou se sagrando o campeão.

Homem-gol da Seleção Brasileira sub-20, Felipe Vizeu não teve nenhuma grande chance neste sábado (Foto: AFP PHOTO / JUAN CEVALLOS)
Homem-gol da Seleção Brasileira sub-20, Felipe Vizeu não teve nenhuma grande chance neste sábado (Foto: AFP PHOTO / JUAN CEVALLOS)


O Brasil começou a partida como se imaginava, indo para cima dos colombianos e exercendo a pressão pelo gol que, além da vantagem no placar, lhe traria tranquilidade. A pressão pela vitória era notória antes mesmo do apito inicial. E para tentar resolver logo a questão, Rogério Micale apostou em Lucas Paquetá centralizado, com Savio, Richarlison e Felipe Vizeu mais à frente. Com isso, David Neres, que foi mal contra a Argentina e precisou ser sacado para não acabar expulso, perdeu sua condição de titular.

A Colômbia, que entrou em campo já sem chances de classificação ao Mundial, se resumiu a marcar e tentar assustar a Seleção Brasileira em um contra-ataque ou outro. O problema é que furar a retranca dos colombianos se tornou em um grande obstáculo para os brasileiros.

Antes do intervalo, Richarlison foi o jogador que mais esteve perto de marcar. Em dois lances pelo alto, o atacante só não abriu o placar por causa do goleiro Garcia e do travessão. Mas, não teve jeito. O Brasil tinha apenas o segundo tempo para alcançar a vitória.

Micale, então, resolveu mexer de novo no time para tentar uma mudança de postura. Douglas Luiz, David Neres e Léo Jabá foram as apostas. O problema é que o panorama da partida não mudou em nada. O Brasil seguiu dominando, criando algumas jogadas perigosas, mas sem conseguir se aproximar efetivamente do gol e abusando das tentativas individuais.

Desorganizado em campo, o Brasil se despediu do Sul-Americano Sub-20 de forma melancólica e ainda viu toda a delegação da Argentina fazer a festa nas arquibancadas após o apito final do árbitro.

O campeão
O título do Sul-Americano sub-20 desse ano acabou ficando com o Uruguai. Na último jogo do Hexagonal Final, os uruguaios ignoraram o fato de ter de encarar o Equador na altitude de Quito e contra toda a torcida. Ardaiz acabou sendo o nome do jogo com dois gols no primeiro tempo. Na etapa final, Lino ainda descontou, mas, como o Uruguai ainda ficaria com a taça mesmo um empate, foi só esperar tempo passar para a Celeste comemorar o título. Apesar do revés, os equatorianos também comemoram o fato de conseguirem a classificação ao Mundial da categoria na segunda posição.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 0 X 0 BRASIL

Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador
Data: 11 de fevereiro de 2017, sábado
Horário: 20h45 horas (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Juan Pablo Montaño e Jose Antelo (ambos da Bolívia)
Cartões amarelos: COLÔMBIA: Ramírez, Fuentes. BRASIL: Caio Henrique, Dodô, Douglas

COLÔMBIA: Garcia, Arroyo, Chaverra, Fuentes e Segura; Balanta, Paz, Obregón (Hernandez) e Rojano; Ramírez (Valencia) e Quiñones (Diáz) .
Técnico: Claudio Úbeda

BRASIL: Lucas Perri; Dodô, Léo Santos, Lyanco e Guilherme Arana; Caio Henrique (Douglas Luiz), Maycon e Paquetá (Léo Jabá); Matheus Sávio (David Neres), Richarlison e Felipe Vizeu.
Técnico: Rogério Micale

Conteúdo Patrocinado