Absoluto no continente, Brasil tem Argentina como única pedra no sapato na história da Copa América feminina - Gazeta Esportiva
Absoluto no continente, Brasil tem Argentina como única pedra no sapato na história da Copa América feminina

Absoluto no continente, Brasil tem Argentina como única pedra no sapato na história da Copa América feminina

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/07/2022 às 13:39 • Atualizado: 09/07/2022 às 13:39

São Paulo, SP

Neste sábado, às 21 horas (de Brasília), a Seleção Brasileira estreia na Copa América feminina. Em jogo disputado no Estádio Centenário, em Armênia, na Colômbia, as brasileiras iniciarão sua trajetória contra a Argentina, maior rival e única seleção que já venceu o Brasil na competição. De olho no octacampeonato do continente, a treinadora Pia Sundhage valorizou o tamanho do confronto.

Segundo a sueca, as rivais serão um adversário complicado para a estreia brasileira.

“A Argentina é uma equipe forte, que tem algumas jogadoras muito boas e que já enfrentamos algumas vezes. Será um jogo importante, porque é o primeiro. Se você começa bem, você ganha confiança e terá elogios a fazer quando der feedback às jogadoras. E também é importante pela rivalidade local, é como Suécia x Noruega ou Estados Unidos x Canadá. Isso motiva e é empolgante, especialmente para mim, que sou sueca, tentar pescar os sentimentos, a parte emocional desse confronto”, disse a treinadora.




O retrospecto favorece a Seleção Brasileira, mas aponta que, se teve uma seleção capaz de se tornar um obstáculo, essa foi a Argentina. O Brasil venceu sete das oito edições femininas da Copa América disputadas. Na única ocasião em quem não venceu a taça, tal glória coube às rivais.

Antes de sua primeira conquista, em 2006, as argentinas haviam sido vice-campeãs perante às brasileiras três vezes, em 1995, 1998 e 2003.

Ao todo, o Brasil tem 44 jogos disputados na história do torneio, com 41 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Contudo, as duas derrotas foram justamente para as argentinas na fase final de 2006 e na fase de grupos de 2014, ambas por 2 a 0.

No retrospecto do clássico, são 10 confrontos válidos pela Copa América, com oito vitórias brasileiras. Além disso, a Canarinho marcou 36 gols nesses jogos e sofreu apenas oito sofridos, somando um aproveitamento de 80%.

Conteúdo Patrocinado