Precisando de um resultado positivo para não se complicar ainda mais na chave após a derrota para a Arábia Saudita na estreia, a seleção Albiceleste sabia que enfrentaria uma equipe que abdicaria da posse da bola e se defenderia através de uma grande quantidade de jogadores próximos a sua área defensiva.
Com isso, a saída para o triunfo - e os importantes três pontos - foram os chutes de média e longa distância. Segundo números da Fifa, a Argentina finalizou seis vezes para a meta defendida por Ochoa. Dentre elas, quatro aconteceram de fora da área.
Aliás, foi assim que saiu o primeiro gol da partida, aos 18 minutos do segundo tempo. Lionel Messi recebeu de Di María na intermediária e, com dois toques na bola, dominou e finalizou rasteiro, no cantinho. Assim, deve-se considerar também a genialidade do craque, o que ressalta ainda mais as dificuldade encontradas pela equipe treinada por Lionel Scaloni.
Messi também foi o jogador com mais finalizações no confronto. Com três arremates, ele foi responsável por metade dos chutes da Argentina. Além disso, foi o autor da assistência para o segundo gol argentino, para Enzo Fernández. O jovem meia marcou de dentro da área, mas mais próximo à linha de limite da grande zona do que da meta mexicana.
Gol de gênio! Messi manda um belo chute no cantinho e coloca a Argentina na frente! #ARG pic.twitter.com/JtJN14eUAh
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 26, 2022
Mais números dos arremates de Argentino e México
Além dos dois tentos anotados no confronto, a Argentina acertou apenas mais um chute na meta de Ochoa. Dessa forma, obteve uma média de 50% de arremates certeiros, sendo outros dois para fora e um travado.
Por outro lado, o México finalizou quatro vezes - uma no gol, duas para fora e uma interceptada. Ao todo, metade dos chutes realizados pelos mexicanos foi de fora da área, consequência da característica adotada pela equipe comandada por Tata Martino.
Como fica o Grupo C
A vitória ainda não garante os hermanos na próxima fase. Na próxima quarta-feira, a Argentina joga a vida na Copa do Mundo contra a Polônia, às 16 horas (de Brasília), no Estádio 974.
Os poloneses lideram o Grupo C com quatro pontos ganhos, seguidos pelos argentinos, com três. Empatado em pontos, está a Arábia Saudita, na terceira posição, e, por fim, o México é o lanterna, com apenas um ponto ganho. O duelo entre mexicanos e sauditas acontece ao mesmo tempo, no Estádio Lusail.