"Fator Avancini” faz interesse dos brasileiros em ciclismo crescer

São Paulo, SP

27-07-2021 16:38:57

Há resultados que são comemorados como títulos, mesmo sem uma medalha no peito e hino nacional cantado no alto do pódio. Essa foi a sensação causada pela 13ª colocação do ciclista Henrique Avancini na prova de mountain bike XCO nos Jogos de Tóquio, na última segunda-feira, entre os praticantes do esporte.

O resultado do atleta no Japão, que chegou a liderar o início da prova, foi uma construção cheia de altos e baixos na última década. Do fundo do pelotão ao primeiro lugar do ranking em 2020, Avancini ajudou a alavancar o esporte no Brasil e fortalecer uma cena que só cresce.

Henrique Avancini conseguiu revolucionar o esporte. Em 2020, o Brasil registrou aumento de 50% nas vendas de bikes em comparação ao ano anterior, segundo a Aliança Bike. E quem puxou esse número foi a categoria de mountain bike (MTB).

Além disse, em 24 de maio Avancini foi garoto propaganda de um banco e conseguiu conversar com vários públicos diferentes, alinhados aos pilares do esporte. Vale destacar que o atleta movimenta uma equipe com profissionais de diversas áreas, criou a equipe “Caloi/ Henrique Avancini Team” para fomentar o desenvolvimento de jovens potenciais e foi um dos grandes incentivadores para trazer uma etapa da Copa do Mundo de MTB XCO ao Brasil, em 2022.

Em 2018, a Copa do Mundo de MTB XCO teve a primeira transmissão em português. O idioma ganhou lugar cativo sob o comando de Luciano ‘Kdra’ Lancelotti, referência na modalidade. E esse período marca a primeira vitória do brasileiro, assim como os pódios iniciais da sua carreira em grandes competições.

Bastante atento às questões sociais, Avancini apoia projetos de alto impacto benevolente por meio de leilões, cuja arrecadação é 100% destinada às instituições escolhidas. Em três edições, ele já reverteu mais de R$100 mil por meio de itens personalizados. Aliás, a sapatilha da primeira vitória em Copas do Mundo foi leiloada. Além desse projeto proprietário, ele também participa de ações de outros ícones do esporte, como o criado pelo ex-campeão da NBA Leandro Barbosa.

Deixe seu comentário