Presidente do Comitê Olímpico da França renuncia ao cargo a 14 meses dos Jogos de Paris de 2024 - Gazeta Esportiva
Presidente do Comitê Olímpico da França renuncia ao cargo a 14 meses dos Jogos de Paris de 2024

Presidente do Comitê Olímpico da França renuncia ao cargo a 14 meses dos Jogos de Paris de 2024

Gazeta Esportiva

Por AFP

25/05/2023 às 15:15

São Paulo, SP

A presidente do Comitê Olímpico Francês (CNOSF), Brigitte Henriques, primeira mulher presidente do CNOSF, eleita em junho de 2021, renunciou ao cargo nesta quinta-feira, quatorze meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, para pôr fim a uma crise interna que já dura mais de um ano e meio, anunciou a entidade.

Os conflitos internos e rivalidades cobraram seu preço da ex-vice-presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), de 51 anos, que há meses está em guerra aberta com seu antecessor Denis Masseglia, e que enfrentava um grande grupo de opositores.

A secretária-geral do órgão, Astrid Guyart, será presidente interina até a eleição de um novo presidente "nos próximos três meses", informa o comunicado do CNOSF.

“A situação era insustentável, ela fez o que tinha de fazer", reagiu um presidente de federação presente no momento do anúncio da sua demissão em uma assembleia geral muito aguardada.



Há mais de um ano e meio, o CNOSF vive uma crise sem precedentes, entre ameaças de denúncias, golpes baixos e revelações de trocas de e-mail na imprensa. Este clima se agravou nos últimos dias com o anúncio de Denis Masseglia de que em breve vai apresentar uma denúncia por abuso de confiança contra Brigitte Henriques.

A demissão, em setembro de 2022, do ex-braço direito de Henriques, Didier Seminet, desencadeou uma profunda crise da qual a instituição ainda não conseguiu sair.

Horas depois da renúncia, o Comitê Olímpico Internacional (COI) convidou o movimento olímpico francês a "focar" nos Jogos de Paris de 2024.

O organismo olímpico "apela à responsabilidade de cada um para que cessem os conflitos internos que afetaram o CNOSF nos últimos meses", disse um porta-voz à AFP, no momento em que a organização francesa vive uma crise há mais de um ano e meio.

O COI, que disse estar acompanhando a saída da Sra. Henriques e lhe "agradece calorosamente" por seu trabalho, convida "todo o movimento esportivo francês" a focar "totalmente" no sucesso dos Jogos de Paris, embora o CNOSF desempenhe um papel menor na sua preparação.

Conteúdo Patrocinado