Prefeita sinaliza que Roma irá desistir de candidatura para os Jogos de 2024 - Gazeta Esportiva
Prefeita sinaliza que Roma irá desistir de candidatura para os Jogos de 2024

Prefeita sinaliza que Roma irá desistir de candidatura para os Jogos de 2024

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/09/2016 às 11:50 • Atualizado: 21/09/2016 às 12:07

São Paulo, SP

Virginia Raggi crê que Roma possui outras prioridades e não deve incentivar candidatura às Olimpíadas (Foto: TIZIANA FABI/AFP)
Virginia Raggi crê que Roma possui outras prioridades e não deve incentivar candidatura às Olimpíadas (Foto: TIZIANA FABI/AFP)


A nova prefeita de Roma, Virgina Raggi, se opôs às intenções da cidade em se candidatar aos Jogos Olímpicos de 2024. Tendo como principal concorrente Paris, a capital italiana deverá ficar de fora das disputas, assim como ocorreu previamente com Boston e Hamburgo, já que a nova mandatária planeja medidas para enfraquecer as estruturas corruptivas da cidade. A questão ainda precisa ser votada na assembleia da cidade.

Virginia foi eleita em junho, depois de Roma já haver montado um comitê com o apoio do primeiro ministro Matteo Renzi. Com a inclinação da prefeita em desistir da candidatura, as disputas pela sede dos Jogos Olímpicos de 2024 deverão ficar entre Los Angeles, Budapeste e Paris.

Inicialmente também concorrendo a candidatura dos Jogos, Boston desistiu da campanha por conta de preocupações financeiras. Já a cidade de Hamburgo, na Alemanha, também pulou fora após a maioria dos moradores se manifestarem contra a candidatura através de um referendo.

Durante a campanha eleitoral, Raggi disse diversas vezes que Roma tinha outras prioridades ao ser questionada sobre assuntos envolvendo as Olimpíadas. Se mostrando contra a candidatura da capital italiana para o evento, ela se pauta nos altos custos que as cidades precisam arcar após o término das competições.

“No momento a nossa candidatura às Olimpíadas é insustentável, trará apenas débitos. Será a assembleia da cidade, órgão soberano e democraticamente eleito, que expressará sua opinião. Nós ilustramos nossa posição política hoje. Se isso for aceito pela assembleia, vamos lidar com as consequências”, afirmou Raggi.

Roma já havia entrado nas disputas para ser a cidade-sede das Olimpíadas de 2020, porém, diante de preocupações envolvendo a economia italiana, o primeiro ministro da época, Mario Monti, desistiu da campanha pelos Jogos. Caso a saída de Roma realmente se confirme, Budapeste, Los Angeles e Paris descobrirão qual delas será a escolhida para abrigar o maior evento esportivo do mundo em cerimônia marcada para setembro de 2017.

 

Conteúdo Patrocinado