Primeira equipe chega ao Japão para Jogos Olímpicos - Gazeta Esportiva
Primeira equipe chega ao Japão para Jogos Olímpicos

Primeira equipe chega ao Japão para Jogos Olímpicos

Gazeta Esportiva

Por AFP

01/06/2021 às 08:26

São Paulo, SP

As jogadoras da equipe australiana de softbol chegaram ao Japão nesta terça-feira, tornando-se a primeira equipe olímpica a aterrissar no arquipélago para os Jogos de Tóquio, que seguem gerando polêmica em meio à pandemia.

O avião em que as jogadoras e a comissão técnica viajavam pousou no aeroporto de Narita, perto de Tóquio, pouco antes das 7h30 locais (19h30 da segunda-feira no horário de Brasília).

As atletas chegaram ao terminal do aeroporto sorridentes e acenaram para a imprensa antes de se submeterem a um teste de detecção da covid-19.

A equipe australiana partiu pouco depois para a cidade de Ota, 100 quilômetros ao nordeste de Tóquio, onde foi recepcionada por funcionários de um hotel com a bandeira de seu país.

Assim como os demais participantes dos Jogos Olímpicos, previstos para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto, as jogadoras australianas se submeterão a um rígido protocolo sanitário apesar de terem sido vacinadas e de terem feito testes antes de viajar.

Outras duas jogadoras que já estavam no Japão se unirão à equipe, que vai treinar e deveria disputar partidas preparatórias até os Jogos Olímpicos.

"Sabemos que vamos passar por muitos exames anticovid, mas estamos preparadas para isso", declarou antes do voo Jade Wall, uma das jogadoras da "Aussie Spirits".

"Queremos tomar todas as precauções possíveis para garantir nossa segurança e a dos demais quando chegarmos e durante a nossa estadia", acrescentou.

A convocação final de 15 jogadoras para a competição será anunciada no começo de julho. A equipe deve seguir para a Vila Olímpica em 17 de julho e disputará a primeira partida no torneio olímpico contra o Japão no dia 21, dois dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Tóquio-2020.

Dezenas de localidades que receberiam delegações estrangeiras no Japão recuaram, devido à situação sanitária.

Mas o prefeito de Ota, Masayoshi Shimizu, declarou à imprensa que a cidade está orgulhosa de "oferecer apoio para mostrar a amizade" e manter os laços com a Austrália.

Os planos de partidas contra equipes locais foram cancelados, mas a cidade espera organizar atividades pela Internet.

Para evitar o risco de infecção, a equipe australiana terá a sua disposição apenas um andar do hotel, onde as jogadoras usarão a academia e farão as refeições.

"Tudo que cerca os treinamentos será limitado, mas daremos o maior apoio possível para que tenham as melhores condições", disse o prefeito.

As jogadoras "só sairão do hotel para ir e voltar do campo de treinamento", declarou à AFP o diretor do softbol australiano, David Pryles.

O softbol não está no programa dos Jogos Olímpicos desde 2008 e ficará de fora de Paris-2024, o que significa que, para muitas atletas, será a única oportunidade de disputar o torneio olímpico. A Austrália sempre subiu ao pódio nas edições anteriores.

A chegada dos esportistas ao Japão "nos ajudará a nos darmos conta de que os Jogos se aproximam", afirmou na segunda o porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato.

Os atletas japoneses e os membros das comissões técnicas começarão a se vacinados nesta terça-feira, muito antes do restante do país.

A campanha de vacinação está muito atrasada no Japão, onde apenas 2,5% da população recebeu as duas doses da vacina Pfizer/BioNTech. Além disso, 10 dos 47 departamentos do Japão continuam sob estado de emergência sanitária.

O governo japonês e o comitê organizador dos Jogos garantem que o evento será celebrado de forma "segura".

O Comitê Olímpico Internacional afirmou que mais de 80% dos residentes da Vila Olímpica serão vacinados.

A maioria da população japonesa é contrária à realização dos Jogos Olímpicos neste verão e, segundo várias pesquisas, prefere que sejam cancelados, ou voltem a ser adiados, hipóteses que os organizadores descartam.

Conteúdo Patrocinado