Rumo ao hexa, Jean Azevedo vence 1ª etapa do Rali dos Sertões

São Paulo, SP

02-08-2015 19:33:49

A primeira etapa do Rali dos Sertões 2015 teve como principal destaque a vitória do pentacampeão Jean Azevedo nas motos. Neste domingo, o experiente piloto da Equipe Honda Mobil percorreu 361,14km, sendo 205,74km de trechos cronometrados, entre as cidades de Goiânia (GO) e Rio Verde (GO). Ele atingiu o primeiro lugar com o tempo de 2h13min52, pouco mais de dois minutos à frente do vice-líder, Gregório Caselani, da Bike Box.

“Foi um dia legal, com uma quilometragem boa, trechos travados no começo e depois mais rápidos. Havia muitas lombas, como a organização disse no briefing, e muita poeira. Como larguei mais para trás, peguei um pouco, mas consegui fazer uma boa etapa”, analisou Jean Azevedo, que no último sábado confirmou ter segurado o ritmo durante a disputa do prólogo.

O trecho entre Goiânia e Rio Verde é característico por estradas em fazendas com muitas lombas e mata-burros, com cascalho e piçarra como pisos predominantes. A surpresa do dia foi o francês Adrien Metge, estreante no rali, que terminou na terceira colocação, 4min05 atrás do líder.

Completando o grupo dos cinco melhores, aparecem Ramon Sacilotti, em quarto, e Ricardo Martins, com quase cinco minutos de atraso em relação a Jean de Azevedo.

Na corrida entre os carros, melhor para o Toyota Hilux de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que pisaram fundo para completar os 361,14km em 2h06min56. Pouco mais de três minutos para os ponteiros, o Ford de Marcos Baumgart e do navegador Kleber Cincea foi o segundo a atingir o ponto final da etapa.

Atuais campeões da prova, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, completaram o percurso no terceiro lugar, 5min43 de diferença para os ponteiros. Outros dois veículos da marca japonesa integraram o grupo dos cinco mais rápidos: João Franciosi/Rafael Capoani em quarto e Jorge Wagenfhur/Joel Kravtchenko logo atrás.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin estrearam com vitória entre os carros (Foto: Marcelo Machado/Foto Arena/Vipcomm)
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin estrearam com vitória entre os carros (Foto: Marcelo Machado/Foto Arena/Vipcomm)

Categoria que promete bastante equilíbrio nesta 23ª edição do Rali dos Sertões, os UTVs estrearam com uma emocionante disputa neste domingo. O carro de Bruno Sperancini, campeão em 2012, e de Lourival Roldan superou o Can-Am dos atuais vencedores da competição, Vinicius Mota e Rafael Schimuk por uma diferença de apenas 42 segundos. A dupla mais veloz desta primeira etapa registrou o tempo total de 2h26min17.

A terceira posição no trecho cronometrado ficou com Lucas Barroso e Lauro Sobreira, que completaram o percurso 2min27 depois dos ponteiros. Já Rodrigo Varela e João Arena terminaram em quarto, 3min53 atrás dos líderes, seguidos por Carlos Collet, campeão dos UTVs em 2013, e de Marco Gouvea, 4min55 mais lentos que os vencedores.

Ao contrário dos UTVs, os quadriciclos apresentaram grande distância entre o primeiro e segundo colocados. O maranhense Marcelo Medeiros, campeão de 2012, foi o responsável pela façanha ao colocar a corrida contra o relógio com quase 17 minutos de diferença para o vice-líder Pedro Costa. O piloto vencedor completou a primeira etapa em 2h32min33.

Os dois uruguaios que competem nos quadris, Roberto Lício e Mauro Almeida Sierra finalizaram em terceiro e quarto, respectivamente. O quinto posto ficou para Geison Belmont, com 46min27 atrás do líder.
Nesta segunda-feira, dia 3, os competidores partem de Rio Verde com destino para Itumbiara, ainda em Goiás, para percorrerem um trecho de 334,97km, sendo 156,73km de especial.

Deixe seu comentário