Toto Wolff reconhece que Mercedes falhou este ano - Gazeta Esportiva
Toto Wolff reconhece que Mercedes "falhou" em seus carros nesta temporada

Toto Wolff reconhece que Mercedes "falhou" em seus carros nesta temporada

Gazeta Esportiva

Por AFP

24/07/2022 às 07:00

São Paulo, SP

Sem ter conseguido nenhuma vitória até a metade da temporada 2022 da Fórmula 1, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, reconheceu, em entrevista à AFP, a nova realidade da equipe, oito vezes campeã mundial entre 2014 e 2021.

O comandante da equipe alemã disse não acreditar no título este ano e, ao ser questionado sobre quem gostaria de ver campeão, elogiou Charles Leclerc, da Ferrari.

"Sim, já acabou (para a Mercedes) a luta pelo título. Seria bom para o esporte se Leclerc puder continuar lutando pelo campeonato até o final. Charles é um piloto excepcional, tem uma grande personalidade e merece ganhar. Não sei se isso o ajuda muito, mas se eu pudesse escolher, escolheria ele", afirmou.

Para Toto, a Mercedes não está sequer próxima de vencer alguma corrida nesta temporada e demonstrou não compreender o motivo de seus carros estarem tão abaixo de seu desempenho habitual.

"Antes dos treinos no circuito Paul Ricard (onde é disputado o GP da França), tinha dito que sim. Hoje nos perguntamos por quê estamos a um segundo de Max Verstappen, a seis décimos da Ferrari... Estamos longe de poder sonhar com vitórias", lamentou.

Toto admitiu que a equipe errou na solução aerodinâmica encontrada para esta temporada, para qual o regulamento foi alterado. As novas regras mudaram de maneira drástica o arrasto produzido pelos carros, fator diretamente influenciado pela aerodinâmica.

"Sim. Na Fórmula 1 o relógio nunca mente e hoje ele diz que não somos rápidos. Assim são as coisas. Falhamos mecanicamente, falhamos aerodinamicamente. Nunca é só uma coisa, é uma combinação delas", disse.

Questionado sobre já estar pensando em 2023, o chefe da Mercedes colocou a temporada atual como um "teste de grande amplitude" e disse não ter um caminho definido para o próximo ano.

"O regulamento não muda no ano que vem, então primeiro temos que compreender o que funciona e o que não funciona no nosso carro, antes de começar a pensar no carro da próxima temporada. Este ano é um teste de grande amplitude e por enquanto não chegamos nas conclusões necessárias para decidir um caminho de desenvolvimento para o ano que vem", explicou.

Conteúdo Patrocinado