Renault desembolsou o equivalente a seis reais para comprar Lotus - Gazeta Esportiva
Renault desembolsou o equivalente a seis reais para comprar Lotus

Renault desembolsou o equivalente a seis reais para comprar Lotus

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/12/2015 às 19:25

São Paulo, SP

Para comprar a endividada Lotus e retornar às pistas de Fórmula 1 em 2016, a Renault não precisou gastar mais do que uma libra esterlina (R$ 5,89). O valor, divulgado pelo Motorsport, foi simbólico, já que a montadora francesa foi obrigada a pagar todas as dívidas da antiga equipe para assumi-la. Só ao fisco inglês foram 2,7 milhões de libras (cerca de R$ 16 milhões).

A negociação foi complexa. Os antigos proprietários da Lotus -- a empresa Genii Capital e sua subsidiária, Gravity Motorsports -- mantiveram 10% das ações da equipe. A empresa então comprou 6.744.444 ações da Whiterock Alliance Ltd, para acrescentar aos seus 60,7 milhões de ações e se tornou acionista majoritária.

Em seguida, a Genii vendeu 90% das ações à Grigny UK Ltd, subsidiária da Renault. A empresa, que existe desde 1977, foi chamada de Benetton entre 1979 e 2000. Quando a empresa francesa comprou a equipe, em 2000, manteve o nome original até o fim de 2001.

Renault gastou apenas uma libra para adquirir Lotus, mas precisou pagar as dívidas da equipe britânica (foto: Clive Mason/Getty Images/AFP)
Renault gastou apenas uma libra para adquirir Lotus, mas precisou pagar as dívidas da equipe britânica (foto: Clive Mason/AFP)

Conteúdo Patrocinado