Ferrari desiste de recorrer da punição de Vettel, mas traça plano alternativo - Gazeta Esportiva
Ferrari desiste de recorrer da punição de Vettel, mas traça plano alternativo

Ferrari desiste de recorrer da punição de Vettel, mas traça plano alternativo

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/06/2019 às 09:27

São Paulo, SP

O Grande Prêmio do Canadá da Fórmula 1 ainda não acabou. Ao menos é o que a Ferrari promete. Apesar de ter decidido não recorrer da punição dada a Sebastian Vettel, que determinou mais uma vitória de Lewis Hamilton na temporada, a escuderia italiana possui um plano alternativo para tentar reverter a decisão da FIA e transferir os pontos para o piloto alemão.

Com o prazo para apelação formal se esgotando nesta quinta-feira, a Ferrai promete se municiar de mais provas para tentar reverter a decisão tomada durante a prova, que considerou irregular e perigoso o retorno de Vettel à pista depois de escapar entre as curvas 3 e 4, fechando Hamilton. Dessa forma, a equipe pretende pedir a revisão do caso junto a FIA.

Ferrari promete tentar reversão por estratégia alternativa (Foto: Dan Istitene/Getty Images/AFP)


A estratégia se dá pelo retrospecto ruim de mudanças na decisão quando a solicitação decorre de uma apelação formal. Como as chances de sucesso são reduzidas, a escolha foi pela revisão, onde a Ferrari terá de apresentar novos elementos à entidade reguladora, que teria de convocar os comissários da corrida em Montreal, no Canadá, para rediscutir o caso.

De acordo com o artigo 14.1.1 do código esportivo da FIA, se uma equipe encontrar novas evidências que justifiquem um pedido de revisão dentro do prazo máximo de 14 dias após a corrida, poderá apresentar um pedido de revisão junto à FIA. Cabe a entidade, então, convocar uma reunião com os comissários para uma reavaliação. Essa alternativa, inclusive, tem maiores chances de reversão.

Em entrevista concedida ao site Autosport, um porta-voz da Ferrari se limitou a dizer que a equipe está "trabalhando nas possibilidades e coletando mais evidências". A publicação ainda afirma que a Ferrari está realizando uma análise detalhada da situação, levando em consideração alguns dados de telemetria, além de diversos ângulos de vídeo disponíveis.

Conteúdo Patrocinado