Necessário, Serginho busca dar toque de experiência à Seleção - Gazeta Esportiva
Necessário, Serginho busca dar toque de experiência à Seleção

Necessário, Serginho busca dar toque de experiência à Seleção

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/04/2015 às 10:23

São Paulo, SP


O veterano Serginho recebeu um chamado da Seleção Brasileira de vôlei na última segunda-feira e não teve como recusar. O líbero do Sesi-SP revelou que, em uma conversa com Bernardinho, o técnico avisou que uma Olimpíada no Brasil “não é lugar para testes” e que “teria de levar os melhores” em cada posição. O atleta de 39 anos, então, visa dar um toque de experiência a um time que terá de lidar com a pressão de jogar em casa no Rio 2016.


Logo após a medalha de prata em Londres 2013, Serginho declarou que encerraria ali sua carreira na Seleção de seu País para dar espaço a novos atletas e a uma renovação necessária ao time canarinho. Mário Jr. e Felipe, então, foram os convocados por Bernardinho para preencher o espaço deixado por Escadinha.Desde então, o Brasil não conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio em grandes competições, ficando com a prata na Liga Mundial, na Itália, e no Campeonato Mundial da Polônia, ambas em 2014.


“Eu acompanhava, via os jogos, torcia muito, conversei com o Bernardo em relação a isso. Mas é muito difícil, os dois receberam uma responsabilidade muito grande. O Mário Jr. é um cara que tem a confiança do grupo, foi campeão mundial jogando, não estava em um bom momento”, disse Serginho à Gazeta Esportiva, ressaltando que poderá ser importante no processo de amadurecimento dos companheiros de Seleção.


“E o Felipe é um menino novo, que precisa ser lapidado da mesma forma que eu fui lapidado, ainda e acho vai ser até bom eu estar perto deles para poder passar um pouco minha experiência e um pouco do que eu já vivi no voleibol para que eles continuem seguindo isso com a camisa da Seleção”, completou o campeão olímpico em Atenas 2004.


Medalha de ouro em Atenas 2004, Serginho quer passar experiência aos companheiros de Seleção (Foto: Gaspar Nobrega/ STR/ Gazeta Press)
Medalha de ouro em Atenas 2004, Serginho quer passar experiência aos companheiros de Seleção (Foto: Gaspar Nobrega/ STR/ Gazeta Press) - Credito: Divulgação


Segundo o próprio Serginho, ele ainda tinha condições técnicas para continuar vestindo a camisa amarela da Seleção, porém o corpo precisava de um descanso, que não duraria tanto tempo assim, já que a renovação no elenco não saiu como o imaginado por ele.


“Eu sabia que Londres seria minha última participação, eu tinha que dar lugar a outros. Poderia continuar, mas tinha que dar esse descanso ao meu corpo e dar oportunidade para outro atleta se firmar na posição para ser um outro pilar desse time, e infelizmente eles não foram tão bem, mas isso não importa. Agora, o importante é que eu vou estar lá para ajudar, jogando ou não jogando, vou estar lá para ajudar meus companheiros, até o Mário e o Felipe para que eles possam se sair bem se precisem jogar”, contou Escadinha, heptacampeão da Liga Mundial.


Sobre a titularidade no time de Bernardinho, Serginho já tem o seu palpite: “Hoje de imediato o titular seria o Mário Jr.”, disse o veterano, lembrando que Felipe deverá ser o dono da posição no futuro, uma vez que o atleta ainda tem a evoluir. O experiente Escadinha está disposto a ajudar o jovem colega.


Além do bom voleibol, Escadinha é marcado por momentos de vibração em quadra (Foto: Gaspar Nobrega/ STR/ Gazeta Press)
Além do bom voleibol, Escadinha é marcado por momentos de vibração em quadra (Foto: Gaspar Nobrega/ STR/ Gazeta Press) - Credito: Divulgação


“Creio que o Felipe tem uma aptidão maior, mas algumas coisas precisam ser trabalhadas que eu vejo, que eu joguei contra, mas é um menino que domina os fundamentos, tem um bom passe e uma boa defesa, e eu acho que precisa ser lapidado da mesma forma que eu fui lapidado. O importante é que ele tem aptidão, creio que ele seria um nome hoje para o futuro da Seleção. Precisa ser lapidado, e se ele quiser eu ajudo”, completou.



O primeiro desafio de Serginho em seu retorno à Seleção Brasileira será a Liga Mundial, torneio no qual o líbero dará prioridade, pelo menos neste momento. O Brasil estreia no dia 29 de maio, contra a Sérvia, em Belo Horizonte. Além dessas duas equipes, Austrália e Itália completam o Grupo A.

Conteúdo Patrocinado