Um dia antes do previsto, Pistorius é liberado para prisão domiciliar - Gazeta Esportiva
Um dia antes do previsto, Pistorius é liberado para prisão domiciliar

Um dia antes do previsto, Pistorius é liberado para prisão domiciliar

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/10/2015 às 23:15

São Paulo, SP

Os pais de Reeva Steenkamp discordam da decisão judicial e esperam reverter a sentença de Pistorius (foto: AFP)
Pistorius foi liberado antecipadamente para evitar frenesi da mídia e de curiosos na prisão de Pretória (foto: AFP)


Condenado em 2014 a cinco anos de prisão por matar a namorada Reeva Steenkamp, um ano antes, Oscar Pistorius, ex-campeão paralímpico, foi liberado para a prisão domiciliar nesta segunda-feira. A liberação foi feita um dia antes do cumprimento da sentença, e apenas um ano após sua detenção.

"A direção da prisão de Pretoria confirmou que Oscar Pistorius foi colocado em sub vigilância correcional esta noite", informou Manelisi Wolela, porta-voz dos serviços penitenciários sul-africanos, em comunicado à agência AFP.

O ex-atleta deixou a prisão, a Supervisão Correcional Kgosi Mampuru II, em Pretória, um dia antes do previsto para evitar um possível frenesi da mídia. Agora, ele cumprirá o restante da pena na mansão de seu tio, também localizada na capital administrativa da África do Sul.

Ele permanecerá quatro anos no local, e só poderá sair se for para visitar a igreja, sempre acompanhado. Além disso, ele terá acompanhamento psicológico e porte de armas restrito. Entretanto, ele ainda deverá enfrentar promotores que continuam tentando condená-lo por assassinar Steenkamp de maneira dolosa.

Segundo promotores, seria impossível que o ex-campeão paralímpico não soubesse o que aconteceria caso atirasse pela porta onde Reeva estava escondida. Esta ação caracteriza um ato consciente de assassinato, e pode culminar numa sentença mínima de 15 anos de prisão. Ele se reapresentará à Suprema Corte em novembro, quando ocorrerá o novo julgamento.

 

 

 

Conteúdo Patrocinado