Triatleta sul-coreana, vítima de agressões dos treinadores, comete suicídio - Gazeta Esportiva
Triatleta sul-coreana, vítima de agressões dos treinadores, comete suicídio

Triatleta sul-coreana, vítima de agressões dos treinadores, comete suicídio

Gazeta Esportiva

Por AFP

02/07/2020 às 08:23

São Paulo, SP

Uma triatleta sul-coreana cometeu suicídio depois de sofrer durante anos agressões físicas e verbais dos treinadores e de observar como as autoridades esportivas ignoraram suas denúncias - afirma a imprensa.

Choi Suk-hyeon, de 22 anos, medalha de bronze na categoria juvenil do campeonato asiáticos de triatlo em Taipé em 2015, teria falecido em junho no dormitório de sua equipe, em Busan (sudeste da Coreia do Sul).

Foto: AFP


De acordo com capturas de tela muito compartilhadas nas redes sociais da última mensagem que enviou para sua mãe, ela suplicava para que revelasse os "segredos" de seus agressores.

Em seu diário, a jovem escreveu: "Fui agredida de forma tão violenta... que choro todos os dias".

A imprensa sul-coreana afirma que Choi Suk-hyeon gravou as agressões físicas. Em um documento divulgado pelo canal YTN é possível ouvir seu treinador irritado com o ganho de peso da triatleta: "Deve evitar comer durante três dias", disse.



Depois, ele completa com "cerre os dentes", e se escuta o som de um tapa.

A triatleta apresentou queixa ao Comitê Olímpico Sul-Coreano (KSOC) em abril, com a esperança de provocar a abertura de uma investigação. Um amigo afirmou à agência de notícias Yonhap que ela "buscava ajuda em muitas instituições, mas todos ignoraram suas denúncias".

Conteúdo Patrocinado