Torcedores russos são detidos no Aberto da Austrália por exibirem bandeira do país - Gazeta Esportiva
Torcedores russos são detidos no Aberto da Austrália por exibirem bandeira do país

Torcedores russos são detidos no Aberto da Austrália por exibirem bandeira do país

Gazeta Esportiva

Por AFP

25/01/2023 às 13:33

São Paulo, SP

A polícia australiana deteve nesta quarta-feira (25) quatro torcedores russos por exibirem bandeiras e símbolos inadequados e por ameaçarem seguranças no Aberto da Austrália, indicou a imprensa local.

Na semana passada, o torneio havia proibido a exibição de bandeiras da Rússia nas instalações do Melbourne Park, onde acontece a competição, após receberem críticas pela presença de símbolos daquele país durante uma partida entre a ucraniana Kateryna Baindl e a russa Kamilla Rakhimova.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um grupo de torcedores hasteia bandeiras russas, uma delas com o rosto do presidente Vladimir Putin, nos arredores da Rod Laver Arena, após uma partida entre o sérvio Novak Djokovic e o russo Andrey Rublev.

"Quatro pessoas entre as que deixavam o estádio exibiram bandeiras e símbolos inadequados e ameaçaram os seguranças", disse um porta-voz da Federação Australiana de Tênis ao jornal local The Age.



"A polícia (do estado) de Vitória interveio e continua realizando interrogatórios", acrescentou o comunicado divulgado pelo jornal australiano Herald Sun.

A reportagem contatou a Federação, mas, até o momento, não obteve resposta.

Após ter sido vetada de participar do torneio de Wimbledon no ano passado, jogadores russos tiveram a permissão de participar do Aberto da Austrália com a condição de serem representados por uma bandeira neutra.

Diante de uma reclamação do embaixador ucraniano na Austrália, o torneio anunciou no dia seguinte que as bandeiras da Rússia e da Bielorrússia, aliada de Moscou, estavam "proibidas no Aberto da Austrália".

O Grand Slam conta com três jogadores dessas nacionalidades nas semifinais individuais: as bielorrussas Victoria Azarenka e Aryna Sabalenka e o russo Karen Khachanov.

Conteúdo Patrocinado