Nadal e Swiatek sofrem em estreia na Austrália - Gazeta Esportiva
Nadal e Swiatek sofrem em estreia no Aberto da Austrália; Kyrgios abandona

Nadal e Swiatek sofrem em estreia no Aberto da Austrália; Kyrgios abandona

Gazeta Esportiva

Por AFP

16/01/2023 às 13:43

São Paulo, SP

De volta à quadra onde se tornou o homem com mais títulos de Grand Slam na história, o espanhol Rafael Nadal estreou nesta segunda-feira com uma sofrida vitória no Aberto da Austrália, onde a número 1 do tênis feminino, a polonesa Iga Swiatek, também esteve em apuros.



 










Ver esta publicação no Instagram























 

Uma publicação partilhada por Rafa Nadal (@rafaelnadal)






 

Na rodada inaugural do primeiro Grand Slam de 2023, que perdeu o ídolo local Nick Kyrgios, Nadal teve que suar a camisa para superar o jovem britânico Jack Draper (7/5, 2/6, 6/4 e 6/1) e reverter a sua sequência de seis derrotas nos últimos sete jogos.

"Precisava da vitória, isso é o principal. Não importava como. O mais importante é a vitória contra um adversário difícil (...) um dos mais duros na primeira rodada sendo cabeça de chave", disse o espanhol.

Com o retorno de Novak Djokovic à Austrália após sua deportação em 2022 por não ter se vacinado contra a covid-19, o espanhol não só joga pelo título, mas também para se manter como recordista isolado em número de conquistas de Grand Slam (22), que o sérvio pode igualar caso levante o troféu pela  10ª vez em Melbourne.

Primeira rodada "complicada" para Swiatek


Logo depois de Nadal, a número 1 do tênis feminino, Iga Swiatek, entrou na quadra central para enfrentar a alemã Jule Niemeier, que já a tinha feito sofrer no último US Open.

Em busca de seu quarto Grand Slam, Swiatek venceu o jogo em quase duas horas por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5), depois de ter que virar uma quebra contra no segundo set.

"Estou bastante feliz por ter superado este jogo porque a primeira rodada é sempre complicada e suponho que uma adversária como Jule deixa tudo ainda mais difícil", disse.

Kyrgios "devastado"


Na chave masculina, a principal surpresa aconteceu fora das quadras, com o anúncio do abandono por lesão do talentoso Nick Kyrgios, que depois de anos de polêmicas e rendimento irregular, parecia pronto para brigar por um título de Grand Slam. "Estou devastado", disse o australiano, atual campeão nas duplas na Austrália e finalista do último torneio de Wimbledon.

No primeiro Grand Slam com o lendário Roger Federer oficialmente aposentado e com Nadal e Djokovic já mais próximos dos 40 anos do que dos 30, as novas gerações querem colocar fim à era do 'Big Three'.

Conteúdo Patrocinado