Federer vence compatriota e encontra Djokovic na final do Aberto dos EUA - Gazeta Esportiva
Federer vence compatriota e encontra Djokovic na final do Aberto dos EUA

Federer vence compatriota e encontra Djokovic na final do Aberto dos EUA

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/09/2015 às 22:16

São Paulo, SP

Federer despacha Wawrinka e se garante em decisão do Aberto dos EUA (Foto: Maddie Meyer/Getty Images/AFP)
Federer despacha Wawrinka e se garante em decisão do Aberto dos EUA (Foto: Maddie Meyer/Getty Images/AFP)


O suíço Roger Federer, segundo no ranking do ATP, garantiu sua vaga na decisão do Aberto dos Estados Unidos, na noite desta sexta-feira, ao eliminar o compatriota Stan Wawrinka por 3 a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/1. Com o resultado, Federer enfrentará Novak Djokovic na final e briga pelo seu sexto título em Nova York.

Federer e Djokovic se enfrentaram em 41 ocasiões. A concorrência é equilibrada, já que o suíço tem apenas uma vitória a mais que o sérvio. É a segunda vez que os tenistas se encontram na final do Aberto dos EUA. Em 2007, na primeira decisão de Grand Slam da carreira do atual 1º do mundo, Federer levou a melhor por 3 a 0. Só este ano a dupla duelou por cinco vezes – uma delas pelo título de Wimbledon, que ficou nas mãos de Djoko.

O suíço não vence um torneio de Grand Slam desde 2012, quando faturou o título de Wimbledon. No piso rápido americano sua última conquista foi em 2008, completando uma sequência de cinco troféus seguidos no Master.

O jogo - Em 1h34, Roger Federer eliminou Stan Wawrinka e garantiu a classificação para a final do Aberto dos EUA. Com os três sets liquidados e forma rápida, o tenista impôs seu ritmo em quadra e conquistou 93 pontos contra 62 do rival. Só na primeira parcial, o 2º do mundo conseguiu quatro aces e, com uma quebra, levou a vantagem por 6/4.

Com 80% de aproveitamento de pontos no segundo serviço, Federer manteve o rimo diante do 5º no ranking e, apesar de deixar o compatriota levar três games, fez duas conversões a seu favor, fechando o segundo set em 31 minutos (6/3).

Para a disputa da terceira parcial, o tenista mostrou bom desempenho em piso duro e, com 92% de acertos, tirou duas quebras sem receber nenhuma devolução do adversário. Não deixou o set durar meia hora para liquidar Wawrinka e, em 6/1, fechou não só a parcial como a classificação para a decisão da competição.

Conteúdo Patrocinado